quarta-feira, 22 de julho de 2020

Por Amor a uma Mulher. Domingos Amaral. «Esse receio confundia-o e a sua informação revelou-se errada: dona Urraca mantinha-se em Lanhoso»

jdact

Tui, Março de 1120
«(…) Embora o irmão lhe transmitisse muita confiança, a alma de Elvira não acalmaria enquanto o cerco não fosse levantado. Temia pela vida do marido, tinha-lhe respeito e sabia-o um pai dedicado, a quem as filhas amavam. Infelizmente para ela, na madrugada seguinte os galegos de Gelmires e os leoneses e castelhanos de Urraca atravessaram o rio em barcaças e surpreenderam os portucalenses, que retiraram em debandada, perdendo muitas armas e cavalos. A meio da tarde, Tui rendeu-se e Fernão Peres Trava regressou à tenda, na companhia do desconsolado Gomes Nunes Pombeiro. Perdi Toronho!, lamentou-se este, abraçado às filhas. Dona Urraca vai levar-me preso para Toledo!
Maria e Chamoa soluçaram, temendo pela vida do pai. No entanto, Fernão Peres tranquilizou-as, dizendo que, por agora, iriam apenas acompanhar a invasão do Condado Portucalense. Vamos até Lanhoso, dona Teresa recuou para lá. Partiram no dia seguinte, e viajaram na rectaguarda das tropas invasoras. À medida que avançavam, Fernão Peres revelou-lhes que os violentos saques, praticados pelos leoneses e castelhanos de Urraca, angustiavam o arcebispo de Compostela, que se sentia desconfortável como cúmplice daquela pecadora devastação. Talvez por isso, quando finalmente se montou o cerco ao castelo de Lanhoso, onde já estava sitiada dona Teresa, Fernão Peres parecia estranhamente satisfeito, e despediu-se da irmã, do cunhado e das sobrinhas com um misterioso sorriso.

Julgo que foi nesse dia que o Trava fascinou pela primeira vez o arcebispo de Compostela com a história da relíquia do conde Henrique. Gelmires era fanático por artefactos sagrados, já nos roubara alguns de Braga, e cegou com a possibilidade de colocar as mãos numa antiguidade vinda da Terra Santa. Prometendo-lhe a relíquia, o Trava comprara o arcebispo! Por mais que me custe dizer isto, ao longo da vida dei por mim a concluir que Fernão Peres e dona Teresa tinham um talento especial para o ardil, a artimanha, o truque e a intriga. Embora eu fosse um homem de luta em campo aberto, de espada e escudo, com o tempo notei que essas habilidades políticas eram igualmente essenciais para fazer do meu melhor amigo um grande rei. E julgo que ele também aprendeu muito com os estratagemas da mãe e do amante, embora raramente o reconhecesse. O orgulho cega-nos muitas vezes.

Lanhoso, Março de 1120
Num dia solarengo, que parecia anunciar a iminente chegada da Primavera, um grupo formado por meu pai e meu tio; por mim e pelos meus irmãos Afonso, Soeiro e minha prima bastarda Raimunda, aos quais se juntava o príncipe Afonso Henriques, banhava-se nas antigas termas romanas de Caldas das Taipas, perto de Guimarães, quando chegou a notícia de que as tropas de dona Urraca haviam conquistado Tui e atravessado o rio Minho, e que já desciam, velozes, para Lanhoso.
Meu pai e meu tio ordenaram um apressado regresso a Guimarães, onde encontrámos um temeroso Paio Soares. Sempre vaidoso, aperaltado na sua dalmática verde, o alferes exclamou, esbaforido, que a rainha e o arcebispo estavam a caminho da cidade para a saquear! Desde a ameaça com que dona Urraca o brindara em Astorga, no dia da morte do conde Henrique, que Paio Soares a temia. Dizia-se que sofria de tenebrosos pesadelos, pois achava que ela o queria eliminar, depois de lhe extrair a informação sobre o paradeiro da relíquia. Esse receio confundia-o e a sua informação revelou-se errada: dona Urraca mantinha-se em Lanhoso.
Aliás, um mensageiro enviado secretamente por Fernão Peres Trava impunha aos portucalenses que se dirigissem a essa povoação, onde dona Teresa se iria defender dos invasores. A ordem era inequívoca, mas, temeroso, o antigo alferes considerou-a imprudente. Somos muito menos do que os leoneses, castelhanos e galegos, seremos dizimados facilmente, considerou Paio Soares. O senhor da Maia batalhara contra os mouros em Coimbra, Santarém e Sintra, e tinha inegável experiência de combate. Além disso, conhecia bem o terreno à volta de Lanhoso, rodeado de vales propícios a emboscadas. Assim, escondeu o seu profundo medo em conselhos prudentes. Egas e Ermígio Moniz concordaram com ele, e decidiram aguardar por novidades, mas logo Afonso Henriques, apesar dos seus onze anos, se empertigou e protestou contra aquela timidez portucalense. Minha mãe será cercada, não a podemos deixar sozinha!» In Domingos Amaral, Assim Nasceu Portugal, Por Amor a uma Mulher, Casa das Letras, LeYa, 2015, ISBN 978-989-741-262-2.

Cortesia de CdasLetras/LeYa/JDACT