sexta-feira, 9 de maio de 2014

Os Livros de Linhagens. Alfarrábio da Universidade do Minho. «A primeira, pera se cumprir e guardar este precepto de que primeiro falamos. A segunda, e por saberem estes fidalgos de quais descenderam de padre a filho e das linhas travessas. A terceira, por serem de um coraçom de haverem de seus enmigos que som em estruimento…»

Cortesia de susanasantosgoncalves

Quarto Livro de Linhagens ou Nobiliario do conde Pedro de Barcelos
Prologo
«(…) E o que me a esto moveu forom sete cousas: A primeira, pera se cumprir e guardar este precepto de que primeiro falamos. A segunda, e por saberem estes fidalgos de quais descenderam de padre a filho e das linhas travessas. A terceira, por serem de um coraçom de haverem de seus enmigos que som em estruimento da fe de Jesu Cristo, ca, pois eles vem de um linhagem e sejam no quarto ou no quinto grau ou dali acima, nom devem poer deferença antre si. E mais que som chegados como primos e terceiros, ca mais nobre cousa e, e mais santa, amar o homem a seu parente alongado per divido, se bom e, que amar ao mais chegado, se faleçudo e. E os homens que nom som de bom conhecer nom fazem conta do linhagem que hajam, senão de irmãos e primos coirmãos e segundos e terceiros; e dos quartos acima nom fazem conta. Estes tais erram a Deus e a si, ca o que tem parente no quinto ou sexto grau, ou dali acima, se e de grão poder, deve-o servir porque vem de seu sangue; e se e seu igual, deveo de ajudar; e se e mais pequeno que si, deve-lhe fazer bem e todos devem ser de um coraçom. A quarta, por saberem os nomes daqueles donde vem e algumas bondadades que em eles houve. A quinta, por os reis haverem de conhecer aos vivos com mercees por os merecimentos e trabalhos e grandes lazeiras que receberom os seus avos em se ganhar esta terra de Espanha per eles. A sexta, pera saberem como podem casar sem pecado, segundo os sacramentos da Santa Igreja. A setima, pera saberem de quais moesteiros som naturais e benfeitores. E por esta materia ser mais crara e os nobres fidalgos saberem por grã parte dos linhagens dos reis e emperadores e dos feitos em breve que forom e passarom nas outras terras do começo do mundo, u os seus avos forom a demandar suas aventuiras por que eles ganharom nome e os que dele decenderom, por algumas nobrezas que ali fezerom, falaremos primeiro do linhagem dos homens e dos reis de Jerusalem, des Adão ataa nacença de Jesu Cristo; e das conquistas que fezerom os reis de Síria e el-rei Farão e Nabucodonosor em Jerusalem. Des i falaremos dos reis da Troia e dos reis de Roma e emperadores, e dos reis da Gram-Bretanha, que ora se chama Inglaterra. Des i dos reis gentis que houve em Persia, e reis e emperadores que houve no Egipto e em Roma, e da destruiçom de jerusalem e como d'i levou Vaspasiano pera Roma os novecentos mil judeus; e dos Godos como entrarom a Espanha e o tempo que em ela viverom, e como ao depois foi perduda per rei Rodrigo, e como foi cobrada per el-rei Palaio, o Montesinho, e per el-rei Dom Afonso o Catolico e per outros reis que apos eles vierom; e como, per soberba de el-rei Dom Ordonho de Leão, os Castelãos fezerom juízes que mantiveram a terra em dereito. E de como destes juízes decenderom os reis de Castela, de uma parte, e da outra, os reis de Navarra. Des i falaremos dos reis de Navarra e dos de Aragom e dos de França e donde decenderom os reis de Portugal.

A Dama Pé-de-Cabra
Este dom Diego Lopez era muy boo monteyro, e estando huum dia em sa armada e atemdemdo quamdo verria o porco ouuyo cantar muyta alta voz huuma molher em çima de huuma pena: e el foy pera la e vioa seer muy fermosa e muy bem vistida, e namorousse logo della muy fortemente e preguntoulhe quem era: e ella lhe disse que era huuma molher de muito alto linhagem, e ell lhe disse que pois era molher d'alto linhagem que casaria com ella se ella quisesse, ca elle era senhor naquella terra toda: e ella lhe disse que o faria se lhe prometesse que numca sse santificasse, e elle lho outorgou, e ella foisse logo com elle. E esta dona era muy fermosa e muy bem feita em todo seu corpo saluamdo que auia huum pee forcado como pee de cabra. E viuerom gram tempo e ouueram dous filhos, e huum ouue nome Enheguez Guerra, e a outra foy molher e ouue nome dona. E quando comiam de suum dom Diego Lopez e sa molher assemtaua ell apar de ssy o filho, e ella assemtaua apar de ssy a filha da outra parte. E huum dia foy elle a seu monte e matou huum porco muy gramde e trouxeo pera sa casa, e poseo ante ssy hu sia comemdo com ssa molher e seus filhos: e lamçarom huum osso da mesa e veerom a pellejar huum alaão e huuma podemga sobrelle em tall maneyra que a podenga trauou ao alaão em a garganta e matouo. E dom Diego Lopes quamdo esto uyo teueo por millagre e synousse e disse «samta Maria vall, quem vio numca tall cousa!» E ssa molher quamdo o vyo assy sinar lamçou maão na filha e no filho, e dom Diego Lopez trauou do filho e nom lho quis leixar filhar: e ella rrecudio com a filha por huuma freesta do paaço e foysse pera as montanhas em guisa que a nom virom mais nem a filha». In Livros de Linhagens, Projecto Vercial, Portugaliae Monumenta Historica, volume dedicado aos Scriptores, Alfarrábio da Universidade do Minho, 1996-2013, Wikipédia.

Cortesia de P.Vercial/JDACT