quinta-feira, 16 de julho de 2015

Os Venturosos. Leituras. Alexandre Honrado. «Um agostinho, apesar de culto, não recordando ao certo o que diziam de coitos e coitados os textos sacros, arriscou: as Sagradas Escrituras falam do espírito e da alma, da moral...»

jdact

«(…) Mas desde quando anda esse Bosta a tresfoliar? De quando lhe vem essa tremenda vontade de cus e outros orifícios de pecado?, perguntava nessa altura um franciscano interessado. Ninguém o sabe ao certo. A coisa, ao que parece, dura há muito, a julgar por tantas vítimas encontradas... Frei Nicolau, sempre o mais complacente nessas e noutras, expôs a sua tese que, ao grupo ouvinte, soou como a mais descarada defesa de enrabador. Irmãos, faço notar que Ataíde, a quem El-Rei com muito acerto trata por Bosta, nunca teve a virilidade de quaisquer outros homens do reino. As Sagradas Escrituras, aliás, não promovem em exclusivo o que é viril. Falam antes as Escrituras de castidade e essa sempre referida ao coito e com a raça fêmea.
Um agostinho, apesar de culto, não recordando ao certo o que diziam de coitos e coitados os textos sacros, arriscou: as Sagradas Escrituras falam do espírito e da alma, da moral..., não podendo ter espaço para paneleiri…, se bem entendo. Isso seria a pena do Diabo a escrever por entre as linhas dedicadas a Deus. No grupo de homens santos sussurrava-se opiniões contrárias. Frei Nicolau continuou: irmãos, faço notar que Ataíde sendo macho no nascer sempre evitou comportar-se como tal. Sempre foi um adamado, um tímido, enrubescendo por dá cá aquela palha e parecendo sempre alheio a sexos ou para a função em que, sendo homem laical, podia empregar, livre e justamente, suas partes pendentes. Nunca foi homem de homens, como é sabido serem alguns que o rodeiam e que não achando graça em fêmea viram as costas a machos... Mas, nem por isso, foi homem de mulheres, put… ou cortesãs mais acessíveis, nem mesmo das mais recatadas e dissimuladas. Nunca se lhe viu descer mão em regaço ou subi-la em saiote disponível. E como sabeis, nada disso falta em este reino e com fartura, graças a Deus que pode não concordar mas que também nada há para que se não permita essa vida airada.
Uma vozearia tremenda alevantou-se. Serenada, deu ocasião a frei Nicolau para continuar: vi muitas vezes Bosta, perdão, Ataíde ser humilhado pelos demais, apenas por não se desbraguilhar como todos. E a nenhum se virou. Se na parte das bragas nunca teve inchaço, faltava-lhe alguma coragem que agora tomou não se sabe como, e esse como bem pode o diacho, o fero demo, ter descoberto... E por não encarar no passado tais impulsos, terá Ataíde agora decidido pôr-se em dia com o esburacar da carne alheia, assim de uma só empreitada?, quis saber, em tom indignado, um velho clérigo de olhar jovem. O que vos digo, irmãos, continuou frei Nicolau, é que Ataíde se anda vingando em homens e mulheres do que antes nunca conseguiu por vontade natural. Fura cus e outros ocos, a esmo, a coberto das sombras, porque à luz do dia só sofreu reprovações. Faz justiça, talvez, com a pequena adaga, já que não lhe chega o saber para furar os provocantes com outra espada.
A confusão entre os homens de Deus. O cardeal desejou, fervoroso, que a Inquisição (maldita) não tardasse a instalar-se no reino. De momento, muito lhe agradaria passar pelas chamas o endemoninhado do panele… Quanto a mim, declarou um dos frades mais moralistas do grupo, Ataíde está possuído pelo demónio e, ao dizê-lo, benzeu-se três vezes, desenhando uma enorme cruz sobre o seu corpo tenso. Será de boa monta exorcizá-lo!, ouviu-se exclamar. Eu próprio falarei com El-Rei!, disse frei Nicolau. E, se for preciso, com o arcebispo. O arcebispo é que não!, gritou, em desespero, o cardeal, que andava às avessas com o arcebispo Martinho, até por este ser tolerante, por exemplo, em casos de sexo tresloucado. Dizia-se que o arcebispo tivera vida muito dissoluta. O cardeal desconfiava até que a mantivesse ainda, diferente da de Ataíde é certo, mas não menos activa e folgazona». In Alexandre Honrado, Os Venturosos, Círculo de Leitores, Braga, 2000, ISBN 972-42-2392-2.

Cortesia de CLeitores/JDACT