quarta-feira, 22 de junho de 2016

A Alma das Pedras Paloma Sanchez-Garnica. «O que pensas de tudo isto, Martín? Teodomiro conhecia a capacidade de raciocínio do seu escriba. Fora este que, em muitas ocasiões, o livrara de problemas graves com os seus conselhos sábios e reflectidos»

jdact

Ano da Era do Senhor de 824. A origem de tudo
«(…) Teodomiro olhou-o com indulgência. Os Santos Evangelhos nada dizem acerca dessa pregação, Paio, e, enquanto cristãos, é ao Livro Sagrado que nos devemos ater. Tendes toda a razão, concordou Paio, mas isto pode ser o milagre necessário para que a Igreja volte o olhar para esta terra. O Santo Apóstolo está enterrado debaixo dessa laje, Eminência. Não estais a perceber?! Todos viriam prostrar-se diante do seu túmulo e estas seriam as relíquias mais famosas e importantes da cristandade! Já ouvi falar de outras venerações não tão devotas que ocorrem nesta terra, Paio, retorquiu Teodomiro em tom de crítica. Eu só oiço a voz que Deus me envia, Eminência. Espero e creio na Sua misericórdia. É o Senhor Todo-Poderoso quem nos envia este milagre para atenuar a indigência em que vive o espírito cristão neste canto do mundo e também é Ele quem nos obsequia com o prodígio. Aproveitemos estas coisas e façamos delas realidades. A firmeza segura de Paio desconcertou Martín Bilibio e provocou-lhe ainda mais desconfiança. Paio continuou a falar, mantendo uma humildade prudente. Sabeis, melhor que ninguém, que a fé pode mover montanhas, e a existência de relíquias de tamanho valor neste lugar constituiria um incentivo enorme para os corações arrasados dos fiéis que vivem neste fim do mundo. O bispo olhou de lado para Martín, que escutava o diálogo entre ambos em silêncio.
O que pensas de tudo isto, Martín? Teodomiro conhecia a capacidade de raciocínio do seu escriba. Fora este que, em muitas ocasiões, o livrara de problemas graves com os seus conselhos sábios e reflectidos. Graças ao seu escriba, conseguira resolver conflitos importantes e, muitas vezes, salvara o prestígio diante do rei por ter seguido as recomendações do monge. Martín Bilibio demorou algum tempo a responder. Não sei muito bem o que pensar, Eminência. Não esperava uma descoberta destas... Mas achas que pode estar aqui o corpo do apóstolo S. Tiago? O monge escriba abriu as mãos e arqueou as sobrancelhas, exprimindo dúvida. Eminência há alguns anos visitei uma biblioteca do mosteiro de San Martín de Turieno, situado na província de Liébana, à vista das montanhas que nos separam das terras dos cantábricos. Já ouvi grandes elogios à quantidade e qualidade das obras que se encontram no scriptorium dessa biblioteca, comentou Teodomiro.
É verdade que as possui, e em grande quantidade, confirmou Martín, agradado. Aí encontrei formosos manuscritos caligrafados e iluminados por um monge chamado Beato, que há alguns anos foi abade do referido mosteiro e que, depois de falecer foi considerado santo por piedade do povo. Um desses manuscritos era um comentário ao Apocalipse. Posso dizer-lhe que tive o privilégio de ler por alto o seu conteúdo e é verdade que esse documento afirma que S. Tiago pregou por toda a Península e, mais concretamente, nestas terras. Pelo que constatei, Beato era um homem culto, que sabia o que escrevia. Quero com isto dizer que não era um simples copista, pois o conteúdo dos seus escritos resulta da sua profunda e alargada cultura. Está muito bem o que me dizes, Martín, mas falas-me das prédicas do apóstolo de Cristo por estas terras e isso ainda que pouco provável, até poderia dar-se por certo mas o facto de eventualmente ter chegado até aqui em vida não prova que o seu túmulo se encontra justamente neste lugar coberto de terra e de ervas daninhas nem, sobretudo, e mais importante ainda, escondido sob a capa do esquecimento. Seria impensável que algo desta natureza tivesse passado despercebido a toda a Igreja durante tanto tempo.
Neste ponto, Paio interveio, dando uma veemência surpreendente às suas palavras. Talvez tenha chegado a hora de devolver a esta sepultura toda a dignidade que merece. Descobrimo-la, por isso anunciemo-la ao mundo! É vontade de Deus recuperar, de alguma forma, este reino perdido e sois vós, senhor bispo o eleito para levar este rebanho extraviado de volta ao redil da cristandade. Que importa que nada tenhamos sabido do túmulo? É o próprio Deus quem no-lo revela neste momento! Tomemos como verdadeiros os sinais que Ele nos envia ou ainda nos arriscamos a apodrecer na agonia do Inferno por ignorarmos o que tão claramente nos revela! Teodomiro voltou-se para o eremita e perscrutou-lhe o olhar. Estás a insinuar que inventemos relíquias que não existem?! Às vezes, Eminência, respondeu o eremita, tranquilo, a fé tem de socorrer-se dos chamarizes mais insólitos para se manter viva... O bispo tornou a olhar para Martín, que lhe falou em tom sereno. Beato compôs um formoso hino para a liturgia do apóstolo S. Tiago intitulado O Dei Verbum, no qual o considera defensor e poderoso padroeiro hispânico, e acredita que, por intermédio do santo, é possível evitar a peste, as doenças, as calamidades e o crime. Com o seu hino, roga-lhe que se mostre piedoso e proteja o rebanho que Deus lhe destinou e termina solicitando a sua intervenção no sentido de nos salvar das chamas eternas do Inferno». In Paloma Sanchez-Garnica, A Alma das Pedras, tradução de Miguel Coutinho, Saída de Emergência, 2010, ISBN 978-989-637-288-0.

Cortesia SEmergência/JDACT