domingo, 8 de dezembro de 2019

Os Cinco Templários de Jesus. Didier Convard. «Aliás, ele escapou de inúmeras tentativas de assassinato e, agora, está recluso no seu palácio. Arcis retomou a palavra: esta cidade está prestes a se incendiar…»

Cortesia de wikipedia e jdact

Os cinco cavaleiros
«(…) Acompanhou-nos sem entusiasmo, meu amigo. Ao contrário! Mas confesso que sinto saudades de Hélène, a minha jovem esposa. Quanto mais rápido terminarmos, mais rápido estarei nos braços dela. Ele sabia muito bem que Hélène seria paciente. Ela lhe dera o seu amor e a sua adolescência. Ela o presenteara com os seus dezasseis anos, para recebê-lo no seu corpo e no seu coração, como um amante paternal. Venha, Payns, vamos descer. Payns não pôde deixar de perscrutar o convés uma última vez, certo de que não fora vítima de uma miragem. Havia, realmente, alguém atrás da porta da cabine. Alguém que, certamente, escutara o juramento. Payns seguiu Arcis, que iluminava a escada com a lanterna. Uma presença nefasta... O cavaleiro não quis confessar ao companheiro que, muitas vezes, era capaz de perceber o que os seus semelhantes ignoravam. A sua mente conseguia vasculhar a malha invisível das almas que o cercavam. No impalpável tecido do presente, às vezes, isolava uma impressão externa, um sentimento longínquo... E ali, naquela noite, ele sentiu o Mal tocá-lo.

Nove dias depois, a maioria dos peregrinos se apertava no lado leste do convés da nau para ver Ascalão emergir de uma bruma de calor que a tornava quase irreal. Dizem que os francos de Godofredo de Bulhão massacraram mais de dez mil pessoas no primeiro ataque à cidade, declarou Arcis de Brienne, que se havia reunido a Geoffroy de Saint-Omer perto do castelo de proa, de onde o capitão do navio comandava a manobra de aproximação. É, ouvi falar sobre isso, disse Geoffroy, novamente invadido pela náusea, menos incómoda depois que Payns passara a tratá-lo, massageando-lhe o abdómen e salmodiando as misteriosas fórmulas. Actualmente, a cidade é governada por um tal de Chams al-Khilafa, que só a tem sob controle devido à ajuda de Balduíno. Um equilíbrio precário que corre o risco de desabar de um dia para o outro.
O conde Hugues interveio: o rei de Jerusalém instalou uma guarnição de trezentos homens para apoiar Chams al-Khilafa, que se vendeu por setecentos dinares. A população nunca lhe perdoou essa traição. Aliás, ele escapou de inúmeras tentativas de assassinato e, agora, está recluso no seu palácio. Arcis retomou a palavra: esta cidade está prestes a se incendiar, não vamos nos demorar por aqui. Os egípcios ainda são muito numerosos e é entre eles que os fatímidas formam grupos armados prontos para cercar o refúgio do seu governante. A política!, suspirou Geoffroy. Não entendo muito do assunto. Ascalão é um ponto estratégico importante, meu amigo, esclareceu Hugues. Ela representa, sobretudo, a terra firme!, exclamou Geoffroy, observando a bruma a dissipar-se no porto.
Payns e Basile também subiram para o convés. Mais abaixo, no porão, os escudeiros dos cinco cavaleiros terminavam de reunir as bagagens dos patrões: alforjes de tecido grosso, bornais de pele de carneiro, sacos de couro... Payns abriu bem os braços e aspirou longamente o ar morno e salgado, enchendo generosamente os pulmões. Como isso cheira bem!, disse ele. Como é diferente da nossa fria Champagne! Imediatamente, Arcis atenuou o entusiasmo do amigo: quanto a mim, acho que cheira mais a sangue! Dos árabes, dos judeus e dos francos. Sem dúvida, meu amigo, prosseguiu Payns, mas é com sangue que se escreve a História. Estou falando da história verdadeira e que se deve tomar como religião. Temos de nos adequar a ela se fazemos questão de desmantelar a mentira da Igreja. Em seguida, Payns abaixou os braços. Ele se virou para os peregrinos, impacientes para chegar ao porto, descer do navio e pisar na Terra Santa. O Mal..., está entre eles! Escondido na multidão!» In Didier Convard, O Triângulo Secreto, Os Cinco Templários de Jesus, 2006, Editora Bertrand Brasil, 2013, ISBN 978-852-861-663-7.
                                                        
Cortesia de EBertrandBrasil/JDACT