domingo, 23 de fevereiro de 2014

A Revelação dos Templários. Lynn Picknet e Clive Prince. «A questão principal não se baseia em saber no que eles creem, sem dúvida, e sim se estas crenças tinham uma base substancial. Porque se elas tinham e a clandestinidade herege guardou efectivamente a chave que falta em relação à cristandade…»

jdact

«Leonardo da Vinci colocou em marcha a busca que levou a este livro. Nosso estudo sobre o papel do fascinante e misterioso génio do Renascimento na falsificação do Sudário de Turim desembocou numa investigação muito mais ampla e mais comprometida sobre as heresias que haviam impulsionado em segredo suas ambições. Foi preciso averiguar no que participou, o que soube e acreditou, e porque recorreu a certos códigos e símbolos na obra que deixou para a posteridade. A Leonardo temos que agradecer, por conseguinte, os descobrimentos que se condensam neste livro. A princípio pareceu-nos raro vermos submersos no mundo complicado, e em muitas ocasiões algo tenebroso, das sociedades secretas e crenças heterodoxas. Por muito que Leonardo, segundo é crença comum, tenha sido um ateu e um racionalista; porque nós descobrimos que nada está mais distante da verdade. Em qualquer caso, aos poucos deixamos para trás esta personagem para nos encontrarmos sós diante de algumas implicações profundamente inquietantes. O que havia começado como uma modesta averiguação sobre alguns cultos interessantes, que de modo algum fariam tremer o mundo, se converteu numa investigação sobre as próprias raízes e crenças originárias do mesmo Cristianismo.
Em essência tem sido um caminhar através do tempo e do espaço; primeiro, de Leonardo à época actual; logo, o retorno ao Renascimento e mais atrás contudo, passando pela Idade Média até à Palestina do século I, o cenário onde se situa as palavras e as acções de nossos três protagonistas principais: João Baptista, Maria Madalena e Jesus. De passagem, muitas vezes, temos que nos deter para examinar os numerosos grupos e organizações secretas com um olhar todo novo e objectivo: os francomaçons, os cavaleiros templários, os cátaros, o Priorado de Sião, os essénios e o culto de Isis e Osiris. Estes temas, naturalmente, se têm discutido em muitos outros livros recentes, que desde o princípio tem sido de particular inspiração para nós. The Sign and the Seal, de Graham Hancock, The Temple and the Lodge, de Baigent e Leigh, e The Hiram Key, de Christopher Knight e Robert Lomas. Continuamos em dívida com todos estes autores pela luz que eles têm lançado sobre o terreno comum de investigação, porém cremos que todos eles fracassaram em achar a chave essencial que vá ao coração destes mistérios. O que não deve estranhar ninguém. Toda a nossa cultura se baseia em certas premissas a respeito do passado, e mais especialmente do cristianismo e o carácter e motivos de seu fundador. Porém se estas premissas são erróneas, então as conclusões que baseamos nelas estão distantes da verdade ou ao menos oferecem uma imagem deformada dos factos.
Quando vimos pela primeira vez as conclusões inquietantes que estabelecemos neste livro, pareceu-nos que estávamos equivocados. Porém, logo chegou o momento em que se impunha tomar uma decisão: ou continuávamos com a nossa investigação e publicávamos as nossas conclusões, ou teríamos que esquecermo-nos de termos realizado uns descobrimentos cruciais. Optamos por continuar. Do início ao fim este livro prolonga de uma maneira natural a relação ao que temos citado anteriormente. Ao acompanhar as crenças propostas por milhares de hereges de séculos diferentes, temos descoberto um panorama de notável continuidade. Nas tradições de muitos grupos de aparência muito diferente subjazem sempre os mesmos segredos e muito parecidos. A princípio pareceu-nos que essas sociedades se haviam mantido secretas por mero atavismo, ou talvez por afectação, porém logo compreendemos que a prudência os aconselhava a manter aqueles conhecimentos bem distantes das autoridades, e sobretudo longe da hierarquia eclesiástica. A questão principal não se baseia em saber no que eles creem, sem dúvida, e sim se estas crenças tinham uma base substancial. Porque se elas tinham e a clandestinidade herege guardou efectivamente a chave que falta em relação à cristandade, então sim estamos diante de uma perspectiva verdadeiramente revolucionária. Neste livro descrevemos a nossa viagem de oito anos por terras na sua grande maioria incógnitas. (22 de Julho de 1996)

As Sendas da Heresia. O Código Secreto de Leonardo da Vinci
É uma das obras de arte mais famosas do mundo, e das que mais se tem apoiado. O fresco de Leonardo Última Ceia é tudo quanto resta da Igreja de Santa Maria delle Grazie, perto de Milão, pois a parede onde este fresco foi pintado foi a única que permaneceu de pé ao ser bombardeada durante a II Guerra Mundial. Ainda que outros muitos artistas admirados como Ghirlandaio e Nicolas Poussin, e inclusive um pintor tão extravagante quanto Salvador Dali, tenham dado suas próprias versões de uma cena bíblica tão significativa, é a de Leonardo que, por algum motivo, mais tem cativado as imaginações. A temos encontrado reproduzida em múltiplas versões que abarcam ambos os extremos do espectro de gostos, desde o sublime até ao ridículo». In Lynn Picknet e Clive Prince, A Revelação dos Templários, Narrativa, Editora Planeta, 2006, ISBN 857-6651-75-0.

Cortesia de Planeta/JDACT