quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A Profecia. Histórias Secretas de Reis Portugueses. Alexandre Borges. «Atravessa a igreja, sobe ao altar de São Salvador e retira de lá as armas. Uma a uma, toma-as para si. Veste a loriga, aperta o cinto, coloca o elmo, segura o escudo e ergue a espada. Não espera que venha alguém armá-lo cavaleiro»

jdact

A Profecia. D. Teresa e o rei Afonso Henriques
«Contudo, Geraldo morreu rodeado de frutos no Inverno e Henrique morreu também, quatro anos depois, ao que se sabe, sem notícia de milagres. A autonomia espiritual de Braga já não seria posta em causa; a relevância política do condado, no entanto, ia começar a correr a perigo... Com a morte do marido, Teresa passava a governar o condado e, tratando-se de uma jovem viúva de 32 anos, teria outros homens. O problema não estaria aí genericamente, mas nos homens que escolheu em particular: Bermudo Trava, fidalgo galego, e, depois, Fernão Peres de Trava, irmão do primeiro. Para os valores da época, isto de ser mulher de dois irmãos podia ser classificado de incesto e não passava em claro sem julgamento moral. Mais do que isso: Teresa não era uma viúva qualquer era a condessa portucalense; ao escolher para companheiro um fidalgo galego não era apenas uma mulher que se acercava dum homem, era o condado que se aproximava de uma união com a Galiza.
Aparentemente pouco preocupada com o que em volta se pudesse pensar, Teresa vive maritalmente com Fernão Peres de Trava e não se inibe de aparecer com ele em público. Não caía bem numa mulher tão próxima da Igreja, amiga do arcebispo de Braga e que mantinha já contactos com os Cavaleiros Templários, criados para proteger os cristãos na Terra Santa e senhores da vanguarda militar da época, viver com um homem com quem não era casada perante Deus. Na Sé de Viseu, o prior não deixaria passar impune o escândalo: fazendo um duro sermão acerca daqueles que viviam mal casados, obriga a condessa humilhada a abandonar a missa de braço dado com o amante, perante o olhar incrédulo de toda a assembleia. A História não deixaria sem nome este prior destemido que ousou afrontar a rainha: chama-se Teotónio e, depois de duas viagens à Terra Santa, voltará para se tornar a consciência moral de Afonso Henriques.
Lá chegaremos. Para já, importa-nos Afonso, então pouco mais do que uma criança perdida entre a morte do pai, o novo casamento da mãe e um condado de que era herdeiro e que se arriscava a perder. Enquanto Teresa olhava para Norte, Afonso mirava o Sul e a conquista de terras aos sarracenos. Fazia-se homem à pressa, alimentado a ambição e revolta contra os desejos da mulher que o pusera no mundo, mas que, segundo ele, desonrava agora, pelo coração e pelos projectos políticos, a memória do pai. Aos poucos, o afastamento entre mãe e filho deixa de ser um assunto do foro privado da família mais importante de Portucale, torna-se querela pública e começa a traçar uma linha entre quem está com um ou com outro. Outrora ao lado da condessa, o arcebispo de Braga escolhe agora ficar ao lado do filho.
É presumivelmente com esse apoio de Paio Mendes que Afonso, ainda adolescente, se dirige à catedral de Zamora, no Dia de Pentecostes do ano da graça de 1122. O que faria então não é gesto único na História; outros reis, noutras partes e momentos do mundo, o fizeram e é possível que tenha sido a notícia desses exemplos a inspirá-lo. Ainda assim, o acto fala pelo carácter de Afonso:
  • atravessa a igreja, sobe ao altar de São Salvador e retira de lá as armas. Uma a uma, toma-as para si. Veste a loriga, aperta o cinto, coloca o elmo, segura o escudo e ergue a espada. Não espera que venha alguém armá-lo cavaleiro - quem poderia vir? Arma-se a ele mesmo. A declaração de independência perfeita, não dum putativo reino, mas dum homem. Atestado de maioridade. Declaração de guerra. Contra a mãe.
A partir dali, a distância entre Teresa e o filho não parará de aumentar. No condado e fora dele, todos sabem que têm planos diferentes: boa parte da nobreza está com a condessa e com o projecto de uma união com a Galiza. Outros aguardam cautelosamente, em silêncio, o desfecho do conflito, para não correrem o desagradável risco de ficarem do lado errado, isto é, contra o vencedor. Já os cavaleiros deserdados apoiam Afonso. São os segundos filhos, aqueles a quem nada caberá por herança, os que nada têm a perder, os independentistas por convicção ou acaso, a nobreza que recusa submeter-se ao domínio galego e o sector mais progressista da Igreja que, em linha com a Abadia de Cluny ou a Ordem de Cister começa ali a vislumbrar a oportunidade de fundar um reino onde o poder temporal se submeta de raiz ao espiritual». In Alexandre Borges, Histórias Secretas de Reis Portugueses, Casa das Letras, Lisboa, 2012, ISBN 978-972-46-2131-9.

Cortesia C. das Letras/JDACT