sexta-feira, 12 de julho de 2019

O Mito de Portugal nas suas Raízes Culturais. Manuel C. Pimentel. «O primeiro reconhecimento está em ver que o mito, que não enuncia, consiste numa interpretação do mundo sem que a socorra a consciência intencional…»

Cortesia de wikipedia e jdact

«O Mito é o nada que é tudo». In Fernando Pessoa

Antelóquio
«Um estudo do mito de Portugal nas suas raízes culturais não pode prescindir de uma exposição, ainda que sumária, sobre a noção de mito, embora a tentativa de dar deste uma definição seja tão problemática quanto a pluralidade de esclarecimentos que tem recebido, e segundo as indicações das épocas e dos autores. A vasta rede de significações que sobre a sua realidade construiu a exegese ao longo da história constitui um obstáculo para a circunscrição metódica do seu âmbito e objecto, que dependerá sempre e tem dependido dos saberes que ao mito atendem e o procuram explicar, desde a etnologia e a antropologia cultural à sociologia, desde a filologia, a mitologia e as ciências da religião à literatura, à estética (literária ou não) e à filosofia. O primeiro reconhecimento está em ver que o mito, que não enuncia, consiste numa interpretação do mundo sem que a socorra a consciência intencional da diferença entre o lógico, a ficção e a realidade objectiva, implicando uma atitude inicial de experiência que o homem tem de si, do outro e da natureza que o rodeia, mas sem a disposição de conhecimento que pela discriminação situa em face do mundo a imagem objectiva deste, o que permitiria o discernimento do que na relação com o real não é o fabuloso, o fantástico e o lendário. Apreendendo esta subtileza da identidade do mito, segundo a qual o mito é o próprio real, Fernando Pessoa, no verso em epígrafe, colocou no inominado e no imponderado a essência do mito, confinando a sua matéria ao indeterminado das valorações simbólicas e arcaico-visionárias.
Algo mais contém o juízo poético pessoano, que não serve apenas ao reconhecimento da complexidade e da obscuridade da definição do mito. Ele entroniza a sua significação no auto-referencial absoluto que é o próprio mito enquanto logos, significação de significações ou auto-significação: há na verdade que o mito contém um excesso do interpretado sobre a interpretação, da figura sobre o figurado, do modo sobre as modalidades, excesso que supera toda a tentativa racionalizante das exegeses, por ser no mito iminente a aparição do mistério do ser à existência.
Aquilo para que o mito nos aponta é a integridade de algo que se perdeu, o nada que é tudo para o momento da restituição do homem a uma ordem perdida ou a sua reintegração cósmica para além do caos, para o interior do que é o seu lugar efectivo no universo. O único mito é só o da origem e o da reintegração, coincidindo a auto-suficiência do mito, que remete para si, com a imagem arcaica ou original que designa o movimento regressivo para o momento estático da origem: do tempo e da história para o que o não é.
Neste contexto, cumpre perceber que o mito não é representação de nada, embora aflore nas representações, nem é tão-pouco do domínio do discurso ou da narrativa, que institui o plano propriamente dito da cor, da forma e da figura com que a consciência recita os deuses e ama os heróis. Neste último, estamos no plano da fenomenologia do mito; naquele, no plano que assimila o mito à própria origem, o primeiro significante ou imagem primordial que liga ocultamente o visível ao invisível e de que a narrativa mítica é a linguagem. O que se chama mito de Portugal devia com melhor propriedade chamar-se mitologia ou fenomenologia do mito, já que este estudo declina para o nível das formas e manifestações da consciência mítica portuguesa, se ela efectivamente existe, que cumpre procurar por entre as figurações discursivas da nossa cultura. Tarefa árdua, com grau de complexidade dado o engendramento do imaginário português nas suas manifestações áticas e extremas, condicionadas pela vivência das glórias e misérias da história pátria». In Manuel Cândido Pimentel, O Mito de Portugal nas suas Raízes Culturais, Wikipedia.

Cortesia de Wikipedia/JDACT