sexta-feira, 25 de março de 2016

Poemas Escolhidos. Eunice de Souza. «My cousin Elena is to be married. The formalities ave been completed: her family history examined for TB and madness her father declared solvente…»

jdact

Menina Louise
«Ela sonhava descer
escadarias elegantes
alvoroçado leque de marfim
com crianças em fatos à marujo
e vestidos de organza
até que o sonho lhe apodreceu as vísceras,
mas ninguém soube:
não eram permitidas vísceras
no seu tempo.

Abanava os caracóis grisalhos:
menina, nem posso
ir à Igreja já sabe que
perturbo os padres
imensamente. Ainda ontem
o padre Hans, aquele bonito, me dizia:
menina Louise, sinto uma flecha
atravessar-me o coração.
Mas ninguém me acredita
se eu contar. Tem sido sempre
assim. Dizem-me:
sim, Louisa, nós sabemos, os professores
amaram-te na juventude,
os juízes no teu apogeu».

A Festa Cristã de Bandra
«O maridinho surge da cave,
garrafas debaixo do braço
um sorriso afectado.
Este é do bom, diz ele.
Os goeses à sua volta dão risadinhas.
Anedotas porcas:
sexo, e do bom.
Fred o cómico dá uma palmada
nas costas do maridinho
agora é que temos festa malta
diz Fred
os goeses riem
Fred é o que ri mais alto
(ele é o maior
deste lado de Hill Rd.)
Que personalidade diz Dominic
os lábios tão vermelhos, malta, e
olhem-me aquele peito
tão cómico diz Mabel
mantém a malta animada
diz Hetty
Fred é a vida da festa.
Vá lá, malta, Fred canta-nos
uma canção, grita Mabel
Que personalidade diz Dominic
os lábios tão vermelhos e olhem-me
aquele peito».

Aniversário
«Hoje, em honra dele,
a Sra. Lobo não irá discutir
com a Sra. Lopez
sobre quem deve decorar
o altar e de que forma.
Os Homens da Confraria vão oferecer-lhe
uma caixa de charutos como fazem
há vinte anos.
As jovens da paróquia cantarão
Que o Teu Caminho Esteja Coberto De Rosas.

Ele ainda se lembra:
serei um potro
mãe quando crescer
um potro indomável
arrancando fogo às rochas
a mãe chora
sem saber porquê».


Pedaço de conversa
«Um dia a minha tia educada à portuguesa
pegou num shivalingam de barro
e disse:
é um cinzeiro?
Não, disse o vendedor,
é o nosso deus».
Poemas de Eunice de Souza, in ‘Poemas Escolhidos’

In Eunice de Souza, Select and New Poems, Bombay 1994, Poemas Escolhidos, tradução de Ana Luísa Amaral, Edições Cotovia, Lisboa, 2001, ISBN 972-795-005-1.

Cortesia de Cotovia/JDACT