sexta-feira, 18 de março de 2016

Os Venturosos. Alexandre Honrado. «… passado muito tempo, ao saber de tudo isto, El-Rei chamou-lhe traidor, como sempre fazia aos que, depois de por ele ignorados, se distinguiam em serviços alheios. Magalhães terá sabido e deu de ombros»

jdact

«(…) Se havia quem conhecesse o Mundo, esse era Fernão, o Magalhães, que lhe dera a volta inteira. Nascera em Sabrosa e crescera por 1á, e depois tornara-se notável e servira ao outro rei, o dito Perfeito, antes deste dito grande El-Rei, o Venturoso. Magalhães fora pajem da outra rainha, e El-Rei tornou-o como escudeiro, mas ninguém caía nas boas graças de El-Rei, daí mil desventuras. Saiu, por se sentir agastado em corte, Fernão para a Índia com a frota do Almeida. E fez expedições a Sofala e a Quíloa. Andou na conquista de Malaca com Afonso e, com Serrão. Foi às Molucas e a Banda.
Cheirou o cravo e a noz-moscada na fonte das riquezas especiarias, ali em Ternate, deslumbrou-se. Voltou ao reino e não teve grandes graças, a não ser dos seus que o estimavam. El-Rei não quis saber do que lhe disse, e o que lhe disse foi que nas Molucas se podia estabelecer um grande comércio para compra e venda de produtos celebrados e a partir dali partir e prosperar.
El-Rei mandou-o bugiar e ele bugiou para casa dos sogros católicos de El-Rei, que, esses sim, o acolheram com tino e lhe fizeram boas graças e fortuna que agora desenvolvia. Propôs o descobrimento da especiaria e de outras terras ricas, e aceitaram-no, e com grande ambição foi-se a fazer a primeira viagem ao redor da Terra, na qual o acompanharam muitos homens adestrados em guerra e marinharia, todos cheios de confiança nele.
Com ele foram outros ainda dos que El-Rei desprezara. e todos de grande valimento. Foram, entre esses e assim: Duarte Barbosa que muito sábio livro escrevera dando relação do que se viu e ouviu no Oriente, e os famosos cartógrafos Rui e Francisco, os Faleiros, e os pilotos Gomes, Mesquita e Carvalho, todos três peritos na navegação do Atlântico e do Índico, e de igual modo foram experientes e mui experimentados nautas, como Estêvão e Afonso e muitos outros mais.
Passado muito tempo, sabendo de seus feitos, que tendo saído de Sanlúcar de Barrameda correu mundo, por todos os mares, até o novo Pacífico, correndo das latinas ou dos Ladrones ou Mindanau até Zamar e até Cebu e até aonde antes era fim de mundo e que ninguém sabia..., passado muito tempo, ao saber de tudo isto, El-Rei chamou-lhe traidor, como sempre fazia aos que, depois de por ele ignorados, se distinguiam em serviços alheios. Magalhães terá sabido e deu de ombros. Ninguém trai aqueles que nunca o souberam ter, terá dito enquanto navegava mais para diante». In Alexandre Honrado, Os Venturosos, Círculo de Leitores, Braga, 2000, ISBN 972-42-2392-2.

Cortesia de CLeitores/JDACT