domingo, 27 de julho de 2014

Crónica de Almançor. Sultão de Marrocos (1578-1603). Dias Farinha. «O monarca e o governo de Lisboa deviam pensar que aqueles pontos se encontravam demasiado próximos e que as suas actuações podiam ser comandadas da capital. […]a administração central estar assoberbada com a resolução dos problemas das várias parcelas»

jdact

A Época. Os Portugueses em Marrocos no século XVI
«(…) A conquista e a permanência em Alcácer Ceguer compreendem-se devido à dificuldade da ligação terrestre entre Ceuta e Tânger e à utilidade de mais um posto de guarda do estreito de Gibraltar. A praça está situada na margem baixa e arenosa de um pequeno rio, apenas acessível a batéis, ê é dominada por uma colina, o Seinal, que a deixava à mercê de um exército que dispusesse de artilharia. A instalação dos portugueses em Azamor, Mazagão e Safim foi desejada pelas facilidades de comércio e porque aquelas cidades dominavam as regiões férteis da Erxovia e da Duquela. Os nomes destas províncias derivam das tribos que as povoavam: os Shawiya e os Dukalla (?). As difíceis condições portuárias explicam o fracasso da instalação portuguesa na Mamora, situada junto à foz do rio Cebu, onde hoje se situa Mehdia e, a montante, a cidade de Kenitra. A perda de Mogador, em 1510, terá, sido devida à forte oposição da confraria dos Iiagraga (?). O desastre de Santa Cruz do Cabo de Guer foi facilitado pelo lugar em que a fortaleza foi construída, junto ao sopé de um monte onde havia uma fonte de boa água, mas que permitiu o bombardeamento feito de uma posição elevada que dominava o interior da praça.
A empresa marroquina teve para os portugueses um forte cunho religioso e popular. Entre os factores que criaram esse sentimento, deve acentuar-se a lembrança da formação do reino em luta contra os mouros, a existência das lendas das (mouras encantadas) as notícias sobre as suas riquezas, a expansão do culto dos santos Mártires de Marrocos, os cinco franciscanos que perderam a vida pregando pela conversão daquele país no século XIII, as surtidas dos piratas contra as costas algarvias, a própria proximidade do território. Todos esses dados predispunham a soluções de beligerância militante. A vitória obtida em Ceuta, em 1415, consolidou o projecto de ocupação de Marrocos na mente de boa parte da população e dos dirigentes portugueses. O desastre de Tânger, em 1437, é o desejo de compensar a frustração causada pelo cativeiro e morte do infante Fernando, a grande derrota da Mamora (1515) e a perda de Santa Cruz (1541), entre outros eventos, foram marcos que contribuíram para a exacerbação do projecto português. Vários sucessos importantes de carácter económico, como o do comércio de tecidos produzidos na região de Safim, o dos objectos de cobre manufacturados na zona do Suz, a importação de trigo e de gado, prometiam uma empresa com êxito garantido. Alguns triunfos militares e políticos contribuíram, igualmente, para a persistência da luta no Magrebe. Entre eles figura o reconhecimento da soberania portuguesa sobre o Algarve de além-mar em África, aceite por Mulei Xeque, e a existência de um vasto território de mouros de paz junto das praças de Safim e de Azamor, nas primeiras décadas do século XVI. As dificuldades na manutenção do império levaram, no tempo de João III, à dolorosa interrogação sobre o abandono ou a permanência nesse largo rosário de praças fortes que cingia a costa marroquina. Havia, ainda, alguns mouros convertidos, em número muito escasso, e judeus atarefados na ligação comercial com o território marroquino.
A figura principal era a do capitão, nomeado habitualmente por três anos. Em algumas praças os capitães possuíram o cargo em propriedade por várias gerações, como os marqueses de Vila Real em Ceuta. O adail era o lugar-tenente do capitão para os assuntos militares. Outras funções de carácter bélico eram desempenhadas pelo almocadém, pelo anadel, pelo meirinho do campo, pelo condestável da artilharia, e pelos atalaias, atalhadores, facheiros e escutas. A administração civil era dirigida pelo contador, alto funcionário que, em geral, assegurava a interinidade do capitão nas suas ausências ou morte. Outros funcionários civis eram os escrivães e porteiros dos Contos, os almoxarifes, os recebedores e escrivães dos almoxarifados, os vedores das obras e os tabeliães. Os juízes estavam subordinados ao capitão a quem pertencia a regedoria da justiça.
Um dos aspectos preocupantes da administração portuguesa das praças de África, justamente relevado por Robert Ricard, era a ausência de uma direcção centralizada. Ao invés do que sucedia no Oriente e no Brasil, nunca se tentou um comando unificado que coordenasse as acções empreendidas pelos capitães. Estes agiam de forma isolada e as poucas empresas que realizaram conjuntamente, como a entrada até Marraquexe feita pelas guarnições de Safim- e de Azamor no tempo de Nuno Fernandes Ataíde, resultaram de iniciativa limitada e não de uma imposição superior. O monarca e o governo de Lisboa deviam pensar que aqueles pontos se encontravam demasiado próximos e que as suas actuações podiam ser comandadas da capital. Esta impressão não se coadunava com o facto de a administração central estar assoberbada com a resolução dos problemas das várias parcelas de um imenso território, além de que as dificuldades das diferentes praças chegavam ali fragmentadas». In António Dias Farinha, Crónica de Almançor, Sultão de Marrocos (1578-1603), Investigação Científica Tropical, Lisboa, 1997, ISBN 972-672-864-9.

Cortesia de IICT/JDACT