domingo, 13 de julho de 2014

Sebastião da Gama. Sobre a Lenda da Arrábida. João Reis Ribeiro. «… uma pequena casa, em que permaneceu o resto da sua vida em hábito de ermitão, servindo a Senhora com todo o desvelo e tratando da dita ermida com sumo esmero e asseio. A Ermida da Memória localiza-se no designado Convento Velho»

jdact

Sobre a lenda da Arrábida
«(…) Quando, cerca de meio século mais tarde, em 1638, frei António da Purificação relatou a história, dando a conhecer o mais antigo documento que refere Hildebrando, apresentou assim a personagem: tendo a embarcação de um mercador inglês que vinha para Lisboa sido acometida por tempestade, entre a tripulação … vinha um religioso da nossa Ordem Eremítica chamado Haildebran, que devia vir por capelão da nau ou de um fidalgo que ali vinha por nome D.Bartolomeu. Trazia este religioso consigo uma devota imagem da Mãe de Deus para socorro das suas necessidades. Depois, o cronista acompanha a história já contada por Gonzaga: quando o religioso foi orar junto da imagem, esta tinha desaparecido e o barco orientou-se para porto seguro por uma luz que, no dia seguinte, Hildebrando localizou como originária do sítio onde encontrou a sua imagem e onde, posteriormente, foi erigida uma ermida.
Por 1721, mais duas versões surgiram: uma, apresentada por frei Agostinho de Santa Maria (1642-1728), no seu Santuário Mariano, réplica do que narrou frei António da Purificação, seu antecessor na ordem agostinha; outra, do franciscano frei António da Piedade, na Crónica da Província da Arrábida, que refere que o navio em apuros foi transportado a um sítio chamado Alportuche, próximo da barra de Setúbal. Segundo este último cronista, depois do encontro da tripulação com a imagem, foi reconhecido que a Mãe de Deus tinha escolhido aquele lugar para sua habitação. Por este motivo, Haildebrant distribuiu pela sua tripulação todas as mercadorias que trazia para seu negócio, reservando para si algum dinheiro com o qual e no mesmo sítio onde foi encontrada a imagem, mandou edificar tanto uma ermida chamada da Memória, onde colocou a dita imagem, como junto à mesma ermida, uma pequena casa, em que permaneceu o resto da sua vida em hábito de ermitão, guardando suma pobreza e oração, servindo a Senhora com todo o desvelo e tratando da dita ermida com sumo esmero e asseio. A Ermida da Memória localiza-se no designado Convento Velho.

A Lenda Romanceada
A pedido dos festeiros do Círio de Setúbal, em 1896, Joaquim Rasteiro redigiu a Lenda da Arrábida, não se distanciando do essencial do que a tradição tinha prolongado, mas pincelando a tempestade com cores românticas e tumultuosas. Posteriormente, foi a vez de Arronches Junqueiro utilizar o pretexto da lenda da Arrábida para um dos seus poemas, em cerca de duas dezenas de estrofes, respeitando a tradição popular, mas também com o recurso a uma visão romântica da tempestade. Em 1988, o azeitonense Carlos Alberto Ferreira Júnior publicou o livro Lenda da Arrábida, em versão romanceada, aproveitando para ligar os nomes de algumas das personagens a alguns locais da Arrábida. Nesta leitura, aconteceu o naufrágio e o primeiro sobrevivente a pôr pé em terra foi o gajeiro, que se viu sobre as areias agarrado à imagem da Virgem. Cansado e acreditando que todos os companheiros tinham morrido, subiu a serra e depositou a imagem em lugar propício. Sentindo a solidão, desalentado, embrenhou-se na mata e, num lugar solitário, ficou para sempre guardada a história fantástica deste homem. O sítio passou a ser a Mata do Solitário. No entanto, houve outros sobreviventes, entre os quais Hildebrando e Abraão, estando mesmo a imaginar-se que este último, ao ter construído uma cruz que ergueu no monte, deu origem à designação de Monte Abraão. Apesar de Carlos Alberto registar, na introdução ao livro, que jamais podia esquecer a alta figura do velho couteiro da Arrábida a contar com voz pousada aos peregrinos a trágica odisseia de Hildebrando, o certo é que este, tal como os outros autores, deram à lenda as cores de que mais gostaram. Ou, como deixou registado o pároco azeitonense Manuel Frango Sousa, puseram na lenda os seus sentimentos e o que gostariam que tivesse acontecido se tivessem sido actores desse acontecimento.

O Poema de Sebastião da Gama
O poema Lenda de Nossa Senhora da Arrábida, de Sebastião da Gama, que agora se publica, constitui uma das peças do seu espólio até aqui inédita. Manuscrito datado de 9 de Janeiro de 1942, tem o número 183 no conjunto de poemas sob o título de Saudosas Recordações que o poeta coligiu. Contém dedicatória a Eugénia Rodrigues, cunhada, e é assinado por Tarro, o pseudónimo que utilizou em poemas para amigos, mas que nunca divulgou em publicação. O texto conta a história do naufrágio de Hildebrando e do aparecimento da imagem de Nossa Senhora pela voz de um narrador que promete relatar o sucedido, sem um ponto lhe aumentar, o que parece ser contraditório quando se trata de uma lenda... Mas o poeta e narrador sente-se desde início fascinado pela beleza da história e vai avançando na acção, ao mesmo tempo que se deixa inundar pelo quadro do temporal, com chamadas de atenção para o leitor, num quase diálogo, para os momentos mais mágicos ou mais trágicos que tecem a narrativa. O ritmo do poema acelera quando passa pelos momentos alusivos à Natureza da mesma maneira que surpreende quando evoca o espanto, o pasmo, dos marujos, que o leitor é convocado a sentir. Poema de fé é este que Sebastião da Gama compôs. No final, o homem surge repleto de uma paz interior, só possível porque nunca lhe faltou a confiança num Deus próximo». In João Reis Ribeiro

In Sebastião da Gama, Lenda de Nª. Srª. da Arrábida, Associação Cultural Sebastião da Arrábida, nos 90 anos de Sebastião da Gama, 2014.

Cortesia da ACSdaGama/JDACT