domingo, 20 de setembro de 2015

A Flor-de-Lis e o Leão. Os Reis Malditos. Maurice Druon. «As doações haviam sido claramente escritas e enumeradas, o que tranquilizava um pouco João de Hainaut, tio da desposada, a quem ainda eram devidas quinze mil libras da soldada dos seus cavaleiros na campanha da Escócia»

jdact

Os novos reis. O casamento de Janeiro
«(…) Isabel não era a única a quem aquela presença incomodava. João Maltravers, genro de Mortimer, fora o carcereiro do rei caído em desgraça. A sua súbita elevação ao cargo de senescal denunciava com demasiada clareza que os seus serviços o haviam recompensado. Oficialmente, Eduardo II morrera de morte natural, embora ninguém na corre aceitasse essa fábula. O conde de Kent, meio-irmão do rei morto, inclinou-se para o seu primo Pescoço Torcido e sussurrou-lhe: Ao que parece, o regicídio passou a dar direito a um lugar na família. Edmundo de Kent tremia de frio. A cerimónia parecia-lhe demasiado longa, o ritual de Iorque demasiado complicado. Porque não teriam celebrado o casamento na capela da Torre de Londres, ou de outro castelo real qualquer, em vez de transformar a ocasião numa feira? A multidão incomodava-o. E ainda por cima tinha de suportar a presença de Maltravers… Não seria indecente que o homem que despachara o pai estivesse assim presente, e num lugar de honra, no casamento do filho?
Pescoço Torcido, com a cabeça inclinada sobre o ombro direito, enfermidade a que devia o cognome, murmurou: nada como o pecado para facilitar a entrada na nossa casa. O nosso amigo é o primeiro a prová-lo... O nosso amigo, era Mortimer, em relação ao qual os sentimentos dos ingleses se haviam modificado profundamente desde que, há apenas um ano e meio, desembarcara no reino à cabeça do exército da rainha e fora recebido como libertador. No fim de contas, a mão que obedece não é mais feia que a cabeça que comandar, pensava Pescoço Torcido. E Mortimer é sem dúvida mais culpado, e com ele Isabel, que Maltravers. Mas todos nós somos um pouco culpados. Todos contribuímos para destronar Eduardo II. Isto não podia ter acabado de outra maneira.
Entretanto o arcebispo apresentava ao jovem rei três moedas de ouro cunhadas numa face com as armas de Inglaterra e de Hainaut e na outra com um ramalhete de rosas, as flores emblemáticas da felicidade conjugal. Estas moedas eram os bens matrimoniais, símbolos das dotações de rendas, terras e castelos que o marido constituía a favor da mulher. As doações haviam sido claramente escritas e enumeradas, o que tranquilizava um pouco João de Hainaut, tio da desposada, a quem ainda eram devidas quinze mil libras da soldada dos seus cavaleiros na campanha da Escócia. Prosternai-vos, senhora, aos pés de vosso marido, para receber as moedas, disse o arcebispo à recém-casada. Todos os habitantes de Iorque esperavam aquele momento, curiosos de saber se o ritual local seria inteiramente respeitado, se o que era válido para qualquer súbdita o era também para uma rainha.
Ninguém previra que Filipa de Hainaut não só se ajoelharia, mas além disso, num impulso de amor e de gratidão, abraçaria os joelhos daquele que a fizera rainha. A flamenga roliça era capaz de improvisar sob o impulso do amor. Recebeu da turba uma imensa ovação. Estou convencido de que serão felizes, afirmou Pescoço Torcido a João de Hainaut. O povo vai amá-la, disse Isabel a Mortimer, que se aproximara dela. A rainha-mãe sentiu-se ferida; a ovação não era para ela. Agora é Filipa que é rainha, pensava. O meu tempo aqui terminou. Mas talvez agora me calhe a França... Uma semana antes, um ginete com as vestes bordadas com a flor-de-lis estivera em Iorque para a informar de que o seu último irmão, o rei Carlos IV de França, estava a morrer». In Maurice Druon, 1966, Os Reis Inimigos, A Flor-de-Lis e o Leão, tradução de Helena Ramos, Círculo de Leitores, 2007, ISBN 978-972-42-3926-2.

Cortesia de CLeitores/JDACT