quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O Rapto de Dona Mécia. Alexandre Borges. «Sancho II tinha sido formalmente deposto, mas continuava no lugar, tal como já antes havia sido excomungado sem que isso parecesse interferir, de alguma forma, no seu comportamento»

jdact

Sancho II e dona Mécia
«(…) Uns lembravam que era fruto dum casamento reprovado pela Santa Madre Igreja. Outros assinalavam que, ao contrário da tradição, não fora formalmente investido na passagem do ceptro real. Acrescentava-se a juventude com que subira ao trono, pouco mais do que uma criança, decerto mal aconselhada por tutores interesseiros e corruptos. Tudo valia para tentar retirar a Sancho II a legitimidade como soberano. Por volta de 1240, já conquistado todo o Alentejo, Sancho ia agora dedicar-se a arranjar mulher, e a conseguir a derradeira acha para a fogueira. A fogueira onde ele próprio arderia… Não era previsível que a história pessoal de dona Mécia Lopes Haro, filha de Lopo Dias Haro, um dos mais influentes fidalgos hispânicos da época, e neta de Afonso IX de Leão, viesse algum dia a cruzar-se com o destino de Portugal. Casara, em 1231, com Álvaro Peres Castro e o episódio mais curioso que se contava acerca da vida que até então levara conta que, certa vez, estando o marido ausente em combate com os seus soldados, se viu cercada pelos mouros no Castelo de Martos, perto de Córdova. Sozinha com as aias, ter-se-ia vestido a si mesma e a elas com armaduras e subido às ameias da fortificação. Julgando ver o castelo, ao contrário do que garantia a informação que haviam recebido, vigiado por um numerosa guarnição, os mouros teriam dado meia-volta e partido, vindo a ser mais tarde interceptados e vencidos por Álvaro Castro. Os planos de vida de dona Mécia só mudariam depois e abruptamente: o marido morre de forma inesperada em 1239.
Viúva, a mulher que ainda era descendente, pelo lado da mãe, de Afonso Henriques, voltará a casar. O escolhido era nem mais nem menos do que Sancho II, rei de Portugal e seu primo. Sancho repetia o crime de que o pai fora acusado: um casamento contra a lei da Igreja, incestuoso e, para dizer o mínimo, provocador. Num ambiente de crescente agitação social, em boa parte justificado pelos desequilíbrios resultantes dum crescimento demográfico que tentava acompanhar a galopante expansão do território nacional, chegaria a estocada final. Nobres e prelados portugueses reúnem-se para exigir a deposição do rei. Mas essa era apenas a primeira parte do problema; a segunda era: e quem lhe sucederia? Sancho II era bisneto de Afonso Henriques, neto de Sancho I e filho primogénito de Afonso II; pondo em causa a legitimidade deste rei, que restaria? Onde se encontraria outro cuja escolha não corresse o risco de fracturar ainda mais Portugal, em vez de o unir? O papa recomendava que, para já, se encontrasse um governador e defensor do reino; alguém activo e prudente que pudesse assegurar a restauração daquele território vicioso, e que esse alguém só poderia ser o infante Afonso, irmão mais novo de Sancho II a viver há alguns anos em França, onde era casado com a condessa de Bolonha, porque, naquele tempo, nada restava nos solos pátrios aos segundos filhos, de modo que o melhor era emigrar.
Pouco tempo passado e já em Paris, uma comitiva nacional apresentou a proposta a Afonso e ouviu do outro lado o juramento de que tudo faria cumprir conforme o acordado e que à Igreja restituiria tudo aquilo que tão levianamente seu irmão havia tirado: privilégios, foros e costumes de municípios, cavaleiros, padres, bispos e monges, todos tudo teriam de volta. Um verdadeiro candidato em campanha eleitoral. Estávamos em 1245. Sancho II tinha sido formalmente deposto, mas continuava no lugar, tal como já antes havia sido excomungado sem que isso parecesse interferir, de alguma forma, no seu comportamento. Afonso lembrava então urna questão pertinente: era preciso que fosse rei único e incontestável. Se acaso o irmão deixasse descendência, haveria sempre quem defendesse a legitimidade de essa criança subir ao trono, e Afonso parecia não querer sujar as mãos. Não para já. De modo que lembrou ao papa uma questão, um pormenor, coisa de nada: Sancho e Mécia eram primos, acaso não haveria matéria para anular esse casamento hediondo? Compreendendo na plenitude, as preocupações de o Bolonhês, determinou então Inocêncio IV a nulidade daquele matrimónio medonho e contranatura (?)».In Alexandre Borges, Histórias Secretas de Reis Portugueses, Casa das Letras, 2012, ISBN 978-972-46-2131-9.

Cortesia de CdasLetras/JDACT