domingo, 27 de setembro de 2015

Poesia. Sophia Breyner Andresen. «Foram os gestos dessa encantação, que devia acordar do seu inquieto sono a terra negra dos canteiros e os meus sonhos sepultados vivos e inteiros»

jdact

Mar
I
«De todos os cantos do mundo
amo com um amor mais forte e mais profundo
aquela praia extasiada e nua.
Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.

II
Cheiro a terra as árvores e o vento
que a Primavera enche de perfumes
mas neles só quero e só procuro
a selvagem exalação das ondas
subindo para os astros como um grito puro».


O jardim e a noite
«Atravessei o jardim solitário e sem lua,
correndo ao vento pelos caminhos fora,
para tentar como outrora
unir a minha alma à tua,
ó grande noite solitária e sonhadora.

Entre os canteiros cercados de buxo,
sorri à sombra tremendo de medo.
De joelhos na terra abri o repuxo,
e os meus gestos foram gestos de bruxedo.
Foram os gestos dessa encantação,
que devia acordar do seu inquieto sono
a terra negra dos canteiros
e os meus sonhos sepultados
vivos e inteiros.

Mas sob o peso dos narcisos floridos
calou-se a terra,
e sob o peso dos frutos ressequidos
do presente,
calaram-se os meus sonhos perdidos.

Entre os canteiros cercados de buxo,
enquanto subia e caía a água do repuxo,
murmurei as palavras em que outrora
para mim sempre existia
o gesto dum impulso.


Palavras que eu despi da sua literatura,
para lhes dar a sua forma primitiva e pura,
de formulas de magia.

Docemente a sonhar entre a folhagem
a noite solitária e pura
continuou distante e inatingível
sem me deixar penetrar no seu segredo.
E eu senti quebrar-se, cair desfeita,
a minha ânsia carregada de impossível,
contra a sua harmonia perfeita.

Tomei nas minhas mãos a sombra escura
e embalei o silêncio nos meus ombros.
Tudo em minha volta estava vivo
mas nada pôde acordar dos seus escombros
o meu grande êxtase perdido.

Só o vento passou pesado e quente
e à sua volta todo o jardim cantou
e a água do tanque tremendo
se maravilhou
em círculos, longamente».
Poemas de Sophia Breyner Andresen, in ‘Cem Poemas de Sophia’

JDACT