segunda-feira, 29 de outubro de 2018

A Pedra da Luz. Christian Jacq. «Por que razão a deusa oculta na colina do Ocidente falava aos artesãos do Lugar de Verdade e permanecia muda quando ele lhe implorava que respondesse ao seu apelo?»

Cortesia de wikipedia e jdact

«(…) Perante a ideia de passar a tarde na pastagem e de regressar ajuizadamente a casa, trazendo leite e madeira seca, Ardente sentiu o coração dar-lhe um salto. Amanhã anunciava-se pior do que hoje, ainda mais baço, mais aborrecido, e o rapaz continuaria a perder a alma, como se o seu sangue se escoasse lentamente. O que lhe importava a pequena propriedade agrícola da família? O pai sonhava com trigo maduro e vacas leiteiras, os vizinhos invejavam a sua sorte, as raparigas viam já Ardente como um herdeiro próspero que, graças à sua força física, duplicaria a produção e se tornaria rico. Sonhavam em casar com um camponês bafejado pela sorte, a quem numerosos rebentos garantiriam uma velhice feliz. Milhares de seres satisfaziam-se com aquele destino, mas Ardente não. Pelo contrário, parecia-lhe mais sufocante do que as paredes de uma prisão. Esquecendo os bovídeos que se arranjariam sem ele, o rapaz avançou na direcção do deserto, sem desviar os olhos do monte que dominava o limite ocidental de Tebas, a riquíssima cidade do deus Amon onde tinha sido construída a cidade santa de Carnaque, povoada de numerosos santuários.
A oeste, os Vales dos Reis, das Rainhas e dos nobres que tinham acolhido as Moradas de Eternidade dessas ilustres personagens. E também os Templos de Milhões de Anos dos faraós, entre os quais o Ramasseum, o de Ramsés o Grande. Os artesãos, do Lugar de Verdade tinham criado aquelas maravilhas... Não se dizia que trabalhavam de mão dada com os deuses e sob a sua protecção? Tanto no coração secreto de Carnaque como no mais modesto oratório, as divindades falavam, mas quem compreendia realmente a sua mensagem? Ardente, pela sua parte, decifrava o mundo desenhando na areia, mas faltavam-lhe demasiados conhecimentos para poder progredir. Não aceitava aquela injustiça. Por que razão a deusa oculta na colina do Ocidente falava aos artesãos do Lugar de Verdade e permanecia muda quando ele lhe implorava que respondesse ao seu apelo? A colina, esmagada pelo sol, abandonava-o à sua solidão e não eram as suas jovens amantes, ávidas de prazer, que podiam compreender as suas aspirações. Para se vingar, gravou os seus contornos na areia com toda a precisão de que era capaz e depois apagou tudo com o pé raivoso, como se aniquilasse ao mesmo tempo aquela deusa muda e a sua insatisfação. Mas a colina do Ocidente permaneceu intacta, grandiosa e impenetrável. E apesar da sua pujança física, Ardente sentiu-se irrisório. Não, aquilo não podia continuar assim. Desta vez, o pai teria que lhe dar ouvidos.
Vindo da sua longínqua Núbia, Sobek entrara na polícia com a idade de dezassete anos. Alto, atlético, excelente manejador de cajado, o negro de bela aparência tinha sido notado pelos seus superiores. Um estágio na polícia do deserto permitira-lhe evidenciar as suas qualidades, pois detivera mais de vinte beduínos que se dedicavam à pilhagem, três dos quais particularmente perigosos, especializados no ataque a caravanas. A promoção de Sobek fora rápida: aos vinte e três anos acabava de ser nomeado chefe das forças de segurança encarregadas de garantir a protecção do Lugar de Verdade. Na realidade, o posto não era nada cobiçado devido às responsabilidades que pesavam sobre o seu titular, que não tinha o direito de errar. Nenhum profano devia penetrar no Vale dos Reis, nenhum curioso perturbar a serenidade da aldeia de artesãos; competia a Sobek evitar qualquer incidente, sob pena de ser imediatamente castigado pelo vizir. O núbio ocupava um pequeno gabinete num dos fortins que proibiam o acesso ao Lugar de Verdade. Embora soubesse ler e escrever, não tinha qualquer gosto pelas papeladas e pela classificação dos relatórios que deixava para os seus subordinados. Uma mesa baixa e três tamboretes formavam o essencial do mobiliário fornecido pela administração, que garantia a limpeza do local e a sua manutenção.
Sobek passava a maior parte do tempo no terreno, a percorrer as colinas que dominavam os locais interditos, mesmo quando o Sol batia com força. Conhecia cada carreiro, cada cume, cada encosta, e não deixava de as explorar. Quem fosse surpreendido em situação irregular era preso e interrogado sem piedade e depois transferido para a margem oeste onde o tribunal do vizir pronunciava uma severa condenação». InChristian Jacq, A Pedra da Luz, Néfer, O Silencioso, Bertrand Editora, 2000, ISBN-978-972-251-135-3.

Cortesia de BertrandE/JDACT