quarta-feira, 31 de outubro de 2018

A Biblioteca Perdida do Alquimista no 31. Marcello Simoni. «Posso perguntar-lhe uma coisa, magister? Onde entra Filippo Lusignano nesta história? Quando o conheci, não pertencia à corte de Castela, usava o uniforme dos templários e havia renunciado ao seu título de nobreza»

jdact

«(…) Nesse instante entrou na sala um grupo de serviçais trazendo garrafas e bandejas que se perfilou diante da mesa e distribuiu os talheres, as frutas e os petiscos frios do primeiro serviço. Ignazio se preparou para enfrentar um dos mais complicados cerimoniais da corte castelhana, a ceia, composta, segundo o costume, de mais de uma dezena de pratos. Teria preferido partilhar uma refeição frugal com uns poucos comensais, talvez na penumbra de uma taberna. Sentia saudade da lareira doméstica e principalmente da sua mulher, Sibilla. Fazia meses que ele não a via, e o pensamento de tê-la deixado sozinha outra vez lhe atormentava a consciência. Sou o pior dos maridos, disse para si mesmo, tentando imaginar o que ela estaria fazendo na solidão de uma casa vazia, sem o homem que jurara amá-la. Sentiu-se oprimido por um desgosto profundo e por uma ânsia incontida de voltar para junto dela. Porém, o sentimento de culpa se foi tão rápido quanto viera e, um segundo depois, o rosto do mercador estava impassível como sempre. A racionalidade lhe permitia amar apenas em alguns momentos e esconder depressa as emoções. Afastara-se de casa pela enésima vez, era certo, mas não tivera escolha. Para esquecer de vez a melancolia, emborcou um copo de vinho aromatizado.
Galib, enquanto isso, interrogava Willalme a respeito de sua cidade natal, Béziers, posta a ferro e fogo pelos cruzados porque abrigava hereges cátaros. O francês revelou que, logo depois desse acontecimento, fugira, escapando por puro milagre. E a sua família?, perguntou instintivamente o velho. A expressão de Willalme ficou sombria. Estão todos mortos. Com um ar irritado, pegou uma maçã e descascou-a com gestos bruscos. Meu pai, minha mãe, minha irmã... Todos mortos pelos cruzados durante a tomada de Béziers... Não querendo constrangê-lo, Galib aproveitou-se da troca de pratos para mudar de assunto. Depois das frutas e do doce de amêndoa, veio a salada de queijo com azeitonas. Todos pareciam alegres, mas, por trás daquele véu de jovialidade, notava-se uma tensão contida, visível nos rostos contraídos de alguns comensais. O mercador de Toledo percebeu tudo, mas não disse nada.
Posso perguntar-lhe uma coisa, magister? Onde entra Filippo Lusignano nesta história? Quando o conheci, não pertencia à corte de Castela, usava o uniforme dos templários e havia renunciado ao seu título de nobreza. Lusignano é um dos embaixadores mais prestigiados por Fernando III, pois vem da França, explicou Galib, afastando com repugnância um prato de carne temperada com vinagre. Apresentou-se a esta corte há uns sete anos e até agora se comportou de maneira impecável, tanto que a sua majestade lhe facilitou o ingresso na Ordem Militar de Calatrava e a obtenção de uma comenda. E quem é o dominicano sentado à direita do rei? A essas palavras, o velho teve um sobressalto, mas o mercador não se impressionou. Já notara os olhares frequentes que Galib lançava àquela figura. É Pedro Gonzalez Palencia, confessor pessoal de sua majestade, respondeu Galib. Fernando III não dá um passo sem consultá-lo primeiro. Ouvi falar dele, tem fama de profundo conhecedor das Sagradas Escrituras. Ignazio esboçou um sorriso malicioso. Vai dizer-me porque o observa com tanta animosidade?» In Marcello Simoni, A Biblioteca Perdida do Alquimista, 2012, tradução de Maria Irene Carvalho, Clube do Autor, Lisboa, 2013, ISBN 978-989-724-089-8.

Cortesia de CAutor/JDACT