segunda-feira, 1 de outubro de 2018

A Insurreição Miguelista nas Resistências a Costa Cabral (1842-1847). José Brissos. «Vilar de Perdizes não se opunha efectivamente à discussão sobre o modo de dirigir e organizar a reacção armada contra o Estado liberal»

jdact

A Montagem de uma Conspiração. Debates de Comando e Direcção
«(…) Esta orientação dissimulada do conde de Barbacena era apenas um dos elementos que, no complexo meio realista da capital, entorpecia o funcionamento efícaz da JN. Com efeito, o papel desta última e as suas funções começavam a ser discutidos, sem que para isso se tomasse como necessária a consulta de Ribeiro Saraiva. O alargamento da JN ou a criação de uma nova estrutura dirigente, dotada de poderes mais amplos são as propostas que mobilizam um agitado debate no seio das hostes legitimistasse. As consequências imediatas deste debate são a inactividade da JN e um distanciamento em relaçáo a Ribeiro Saraiva, com a consequente subalternização de Pereira Coutinho. Este último, juntamente com José Lencastre colocam a hipótese de se demitirem. Do seu lado estariam alguns notáveis da província que, na sua ligação, tinham começado a organizar-se (Cândido Figueiredo Lima e António Taveira Pimentel Carvalho). O isolamento de Vilar de Perdizes condenava-o a um ostracismo, sentido com particular intensidade:

Ora aqui digo, e juro á face de Deus e pela minha honra que se entendem, que eu não convenho, se eu sou ou posso servir do menor estorvo á cauza, a maneira de mais me honrarem é contar com o meu desenteresse, com a minha lealdade, com a minha prudencia, toda resignação, toda fidelidade a El Rei, e deichem-me em paz, [...], mas pelo Ceo, pelas cinco chagas do Nosso Redemptor ponha-se hum termo, se é possível polo-o, a este jogo [...].

Vilar de Perdizes não se opunha efectivamente à discussão sobre o modo de dirigir e organizar a reacção armada contra o Estado liberal, visando mudar ou corrigir a estrutura já existente. A sua oposição dirigia-se contra o facto de os canais de autoridade (o Centro de Londres), legitimamente instituídos por dom Miguel, serem completamente marginalizados nesses planos de reforma. Neste contexto, a postura do conde de Barbacena mantinha a ideia de uma articulação necessária com Londres, mas considerava desadequado e perigoso o sistema de comunicação existente. Este implicava a desnecessária referência pormenorizada acerca do progressivo avanço da Causa. Esta posição legalista de Pereira Coutinho manifestava uma absoluta coerência com a sua persistente fidelidade aos planos de Ribeiro Saraiva. Além disso, apesar de tudo, a JN já tinha conseguido aliciar influências e agentes em diversos pontos da província, ou aproveitado empenhamentos espontâneos. Neste caso a urgência ia no sentido de um reforço e alargamento da organização. Os debates de Lisboa eram, porventura, demasiado distantes e especializados para motivarem as forças locais. O que as áreas regionais acabavam por sentir era o efeito paralisante das divisões existentes no campo realista, sobretudo sensíveis em Lisboa. Vilar de Perdizes fazia o seu diagnóstico:

De hum lado (de V. Exa [António Ribeiro Saraiva]) os que querem a salvação do Rei, e da Pátria, e para defender objectos tão caros não buscamos, posto, mas entramos na fileira. Queremos reconstruir o Templo do Senhor, o Paço do Rei, as fra[n]quias do Povo, [...]. Antepassados, pergaminhos, tambem por cá os ha; mas não se conhece fatuidade, [...]. Esta nossa falange é certa, é a grande força do exercito. No outro campo, ou mais propriamente Ala ha tambem boa vontade, honra, e fidelidade, mas ha achaques de educação, e erros, e perjuizos, segundo a este e, aquele cabem, sendo mui commum a todos elles nada terem esquecido, nada terem aprendido, [...].

Deste modo, os preparativos visando o estabelecimento das bases para a conspiração miguelista careciam de uma instância reguladora indiscutível que lograsse montar uma estrutura geral de apoio e influência». In José Brissos, A Insurreição Miguelista nas Resistências a Costa Cabral (1842-1847), Faculdades de Letras de Lisboa, Edições Colibri, 1997, ISBN 972-8288-80-8.

Cortesia de Colibri/JDACT