terça-feira, 2 de outubro de 2018

O Tempo dos Filipes em Portugal e no Brasil (1580-1668). Joaquim Veríssimo Serrão. «O coroamento desse longo sacrifício foi alcançado em 1668, quando o Tratado de Madrid reconheceu de vez a Restauração Portuguesa»

jdact

O Oriente Português: a perda de Ormuz e Malaca. O Brasil
O espírito de autonomia
«(…) Qual o juízo da história acerca dos sessenta anos da realeza espanhola em Portugal? Por um ponto de vista plenamente negativo, como o fez a historiografia liberal?, ou entendendo que a administração filipina deve ser encarada em franjas temporais e sectores de actuação antes de se formular o juízo crítico que a história requer? Não pode hoje manter-se a versão da decadência, como se de um cativeiro se houvesse tratado. Esse conceito foi criado para justificar a dinastia nova e avolumou-se na segunda metade do século XIX para impedir a difusão do iberismo que certos espíritos tinham como salvador do Reino. Muitos desejaram então contrapor à clara manhã de 1640 a longa noite de sessenta anos, como se a liberdade da pátria tivesse de passar forçosamente pela reconstrução de um país destruído. Que o sentimento nacional buscasse o termo do domínio espanhol para devolver ao Reino os seus foros de nação livre, é mais do que evidente. Assim se cumpria o fervor autonomista de que a cultura do tempo oferece largos testemunhos. Porém, que a revolta eclodisse apenas para salvar Portugal da decadência em que o lançara o governo dos Filipes, eis uma afirmação que não resiste à crítica histórica.
Antipática no ponto de vista político, para muitos que guardavam as lembranças da independência, e desfavorável no ponto de vista financeiro, devido ao agravamento da tributação que se fez sentir com intensidade desde 1620, a realeza dos Filipes valorizou Portugal em muitos aspectos da vida económica, social e cultural. Pelo menos até 1625, aumentou a população, intensificou-se o progresso do ultramar, em especial do Brasil, aumentou o movimento dos portos, estabeleceu-se apropriada legislação, ampliou-se a vida regional, alastraram os focos de cultura. Foi com a ascensão de Filipe IV ao trono e o governo despótico de Olivares, desejoso de integrar Portugal no corpo hispânico, que veio ao de cima a impossível conciliação do interesse das duas coroas ibéricas. A conquista de Ormuz pelos Ingleses e o domínio do Nordeste brasileiro pela Holanda foram dois golpes decisivos na monarquia dualista. Deve acrescentar-se que a Guerra dos Trinta Anos teve efeitos nefastos para Portugal, na medida em que os inimigos da Espanha voltaram as suas armas contra o nosso país e o ultramar. Tem, pois, de concluir-se que a política externa de Filipe IV contribuiu para o desfasamento da união Ibérica e aumentou grandemente o ódio dos Portugueses contra a realeza vizinha.
O juízo severo que atinge a administração dos Filipes visa rigorosamente os últimos vinte anos desse governo, pois não se pode negar o desenvolvimento até então obrado em quase todos os sectores da vida nacional. A verdade é que as energias derramadas no corpo português se voltaram depois contra a Espanha, o que nunca seria possível se a Nação estivesse reduzida ao estado de decadência que muitos autores ainda referem. Conclua-se que, por mais benefícios que Portugal houvesse recebido dessa administração, nada era bastante para apagar a tradição de independência a que 1580 pusera um termo que muitos portugueses não queriam aceitar. Daí o interesse que o sentimento nacional representa para a compreensão histórica de 1640.

A Restauração de 1640
No sábado 1 de Dezembro de 1640, um grupo que se estima em quarenta nobres dirigiu-se pelas nove horas ao Paço da Ribeira, onde venceu a resistência da guarda real e reduziu ao silêncio a duquesa de Mântua, governadora do Reino, que, invocando o princípio da obediência, lhes saíra ao caminho. Não tardou que Miguel Vasconcelos, secretário de Estado e símbolo do ódio que os Portugueses votavam a Castela, fosse descoberto num armário de papéis. Logo morto a tiro, foi o seu corpo lançado pela varanda e sujeito às iras da população, que, entretanto, acorrera em apoio aos conjurados. Do alto do balcão, o velho Miguel Almeida proclamou a realeza do duque de Bragança. E este por intermédio de Pedro Mendonça Furtado e de Jorge Melo, que haviam partido para Vila Viçosa, na manhã do dia 3 teve notícia do sucesso.
Enquanto dom João não chegava a Lisboa, o que só aconteceu na noite do dia 6, formou-se uma junta de governadores, com o arcebispo de Braga, o bispo de Lisboa e o visconde Lourenço Lima, este em substituição do inquisidor-mor, Francisco Castro, que não aceitou. Para não perturbar a vida pública, deu-se ordem para os tribunais se manterem em funções, logo se providenciando em obter dinheiro e armas para a defesa, nomeando-se fronteiros para o Minho, as Beiras e o Alentejo. A Secretaria de Estado foi confiada a Francisco Lucena, que haveria de sofrer as graves consequências da crise política de 1641. Desde o dia 1 que a notícia da aclamação fora transmitida às várias câmaras, não havendo uma só terra que nos fins do ano não tivesse procedido à aclamação do novo monarca, na plena adesão nacional à dinastia nova.
Desta forma se abriu o processo da Restauração, que haveria de durar vinte e oito anos de grandes sacrifícios humanos e materiais impostos ao Reino. Apesar de duras condições de vida, que a nova tributação mais agravou, todo o País colaborou nessa obra de salvação nacional, que assim foi considerada na metrópole e no ultramar. Ao equilíbrio de governo de João IV se deveu a estabilidade política que assegurou o primeiro triunfo do movimento. Com os dons de patriotismo revelados por Luísa Gusmão, que assegurou a regência na menoridade de Afonso IV, foi possível suster a primeira grande ameaça militar na Batalha das Linhas de Elvas. Nos anos compreendidos entre 1663 e 1665, foi o talento previdente do conde de Castelo Melhor que assegurou os grandes triunfos do Ameixial, Figueira de Castelo Rodrigo e Montes Claros. O coroamento desse longo sacrifício foi alcançado em 1668, quando o Tratado de Madrid reconheceu de vez a Restauração Portuguesa». In Joaquim Veríssimo Serrão, O Tempo dos Filipes em Portugal e no Brasil (1580-1668), Edições Colibri, Estudos Históricos, Lisboa, 1994, ISBN 972-8047-58-4.

Cortesia de Colibri/JDACT