sexta-feira, 29 de março de 2019

A Princesa Determinada. Catarina de Aragão. Philippa Gregory. «Henrique analisou-as. Pedira a Suas Majestades da Espanha que todas as acompanhantes da filha fossem bonitas…»

jdact

«(…) Deus queira que nunca caia. Mas agora os vossos problemas terminaram, concluiu Henrique. O próximo barco que apanhareis será a barcaça real, quando descerdes o Tamisa. Agrada-vos ser Princesa de Gales? Eu sou a Princesa de Gales desde os três anos, corrigiu. Sempre me trataram por Catarina, a Infanta, Princesa de Gales. Eu sabia que seria esse o meu destino. Olhou para Artur, que permanecia sentado, em silêncio, a observar a mesa. Toda a vida soube que casaríamos. Foi simpático da vossa parte escrever-me com tanta frequência. Ordenaram-me que vos escrevesse, disse desajeitadamente. Fazia parte dos meus estudos. Mas eu gostava de receber as vossas respostas. Meu Deus, rapaz, não és lá muito brilhante, pois não?, perguntou o pai em tom crítico. O rosto de Artur tornou-se escarlate até às orelhas. Não precisavas de lhe dizer que te tinham mandado escrever-lhe, ralhou o pai. Era melhor deixá-la pensar que escrevias por tua iniciativa. Não me importo, afirmou Catarina, tranquilamente. A mim também me mandavam responder. E, a propósito, gostaria que disséssemos sempre a verdade um ao outro. O rei soltou uma gargalhada.
Daqui a um ano, já não querereis, previu. Nessa altura, preferireis a mentira correcta. A grande salvação de um casamento é a ignorância mútua. Artur assentiu obedientemente com a cabeça, mas Catarina limitou-se a sorrir, como se as observações do rei fossem interessantes, mas não necessariamente verdadeiras. Henrique deu por si a sentir-se melindrado com a rapariga, mas também provocado pela sua beleza. Atrevo-me a afirmar que o vosso pai não conta à vossa mãe cada pensamento que tem, afirmou, tentando fazer com que ela voltasse a olhar para si. Conseguiu. Ela lançou-lhe um olhar prolongado, lento e avaliador com os seus olhos azuis. Talvez não conte, admitiu. Não sei. Não é apropriado que eu saiba. Mas, quer ele lhe conte quer não, a minha mãe sabe sempre de tudo. Ele riu-se. A dignidade dela era bastante agradável numa rapariga cuja cabeça mal lhe chegava ao peito. A vossa mãe é uma visionária? Tem o dom da vidência? Ela não retribuiu o sorriso. Ela é sábia, disse simplesmente. É a mais sábia monarca da Europa.
O rei pensou que seria um disparate refrear a devoção de uma rapariga pela sua mãe, e seria deselegante apontar que a mãe podia ter unificado os reinos de Castela e Aragão, mas que ainda estava bastante longe de conseguir criar uma Espanha pacífica e unida. A capacidade táctica de Isabel e Fernando forjara um único país a partir dos reinos muçulmanos, ainda tinham de conseguir que todos aceitassem a sua paz. A própria viagem de Catarina para Londres perturbada por rebeliões dos mouros e judeus, que não suportavam a tirania dos reis espanhóis. Mudou de assunto. Porque não nos mostrais uma dança?, pediu, pensando que gostava de a ver mover-se. Ou isso também não é permitido na Espanha? Uma vez que sou uma princesa inglesa, tenho de aprender os vossos costumes, disse. Uma princesa inglesa levantar-se-ia a meio da noite e dançaria para o rei, depois de este ter forçado a entrada nos seus aposentos? Henrique riu-se para ela. Se tivesse alguma consciência, dançaria. Ela esboçou um sorriso, pequeno e reservado.
Então, dançarei com as minhas aias, decidiu, levantando-se da cadeira junto da mesa principal e indo para o meio do salão. Chamou uma pelo nome, Henrique reparou, Maria Salinas, uma rapariga bonita, de cabelo escuro, que veio rapidamente colocar-se ao lado de Catarina. Outras três jovens, fingindo timidez, mas ansiosas por se exibirem, avançaram.
Henrique analisou-as. Pedira a Suas Majestades da Espanha que todas as acompanhantes da filha fossem bonitas, e estava satisfeito por comprovar que, por muito que o seu pedido lhes tivesse parecido insensível e inapropriado, haviam acedido a satisfazê-lo. As raparigas eram todas bonitas, mas nenhuma ofuscava a princesa que permaneceu composta e, em seguida, levantou as mãos e bateu palmas, para ordenar aos músicos que tocassem. Reparou de imediato que ela se movia como uma mulher sensual. A dança era uma pavana, uma dança lenta e cerimonial, e ela movia-se abanando as ancas e de olhos fechados, com um leve sorriso nos lábios. Fora bem ensinada, qualquer princesa seria ensinada a dançar no mundo da corte, onde dançar, cantar, a música e a poesia eram mais importantes do que qualquer outra coisa; mas ela dançava como unia mulher que permitia que a música a conduzisse, e Henrique, que tinha alguma experiência, acreditava que as mulheres que se deixavam invadir pela música eram as que melhor respondiam aos ritmos do desejo». In Philippa Gregory, Catarina de Aragão, A Princesa Determinada, Livraria Civilização Editora, 2006, ISBN 978-972-262-455-8.
                                                                                      
Cortesia CivilizaçãoE/JDACT