quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Metamorfoses do Espaço Termal. O Caso das Termas de S. Pedro do Sul. Ana Patrícia Carriço. «… elaborar-se-à um documento que poderá ser a base de um manual ou código técnico, a propor às entidades vinculadas ao tema da investigação, nomeadamente às entidades que tutelam o sector do termalismo»

Cortesia de wikipedia, dona helena almeida e jdact

Com a devida vénia à doutora Ana Patrícia Silva Carriço

«(…) Os projectos para estâncias termais, como as obras construídas, não nascem da pura recreação de um autor, artista, ou estudante. Estes projectos são concebidos no seio de uma formação académica ou prática profissional, e respondem a uma necessidade real ou imaginada objetivada num programa. Programa e projecto encontram-se, assim, indissoluvelmente ligados, contrariamente (aparentemente) à produção noutras áreas artísticas. Os programas de arquitectura termal, condicionadores de representações, mas por outro lado motivadores, devem abordar o espaço, na construção e gestão, com diferentes pontos de vista dos vários profissionais envolvidos, como arquitectos, engenheiros, sociólogos, etc., que façam funcionar os espaços criados. Esta lógica de conjunto permite que saúde, ambiente e espaço convivam em perfeita harmonia. A estação termal constitui-se assim, como expressão arquitectónica do meio favorável para a cura, acompanhando de perto as formas de sentir e pensar tanto na medicina como na arquitectura. Este facto está presente na transformação das termas na transição para o século XX: o clima como veículo de cura e a aclimatação como terapêutica.
Numa primeira parte do trabalho, é desse tempo que se vai tratar. Tendo como fio condutor a história, esta tese visa compreender melhor a arquitectura termal no âmbito da evolução legislativa, do planeamento dos espaços, na contribuição e melhoria das condições e experiência dos seus utilizadores. Visa analisar/compreender também o confronto entre o carácter técnico, funcional e o carácter simbólico que moldaram as instituições termais especializadas no tratamento (e mais recentemente no lazer). Numa segunda parte do trabalho, e através da observação de fotografias antigas, de projectos e edifícios que fizeram a história e que têm gravadas histórias, serão à luz do tema da presente tese, analisadas as metamorfoses do espaço termal, mais concretamente o caso das Termas de S. Pedro do Sul, onde serão examinados os Balneários existentes como: o balneário romano, o balneário onde se banhou Afonso Henriques, o Balneário Rainha dona Amélia e o Balneário Afonso Henriques (ou Centro Termal) em funcionamento actualmente, tendo em atenção a sua arquitectura peculiar, a sua história e os seus efeitos, bem como a possibilidade da manutenção e melhoria das estâncias termais do futuro. Serão ainda analisadas as implicações das características destes espaços na relação entre as pessoas e o seu meio ambiente, e as implicações no espaço social construído, com o claro objectivo de reformular as estruturas arquitectónicas que na actualidade servem para o uso termal. Tendo em atenção o mundo cada vez mais sequioso de progresso e cada vez com mais ofertas na área do lazer, analisar-se-ão os espaços, as práticas, os rituais e os seus percursos até hoje, bem como o seu reaparecimento com uma nova projecção.
Por fim, e numa terceira e última parte, salienta-se que, a partir de todos os estudos efetuados, elaborar-se-à um documento que poderá ser a base de um manual ou código técnico, a propor às entidades vinculadas ao tema da investigação, nomeadamente às entidades que tutelam o sector do termalismo.

Metodologia de Trabalho
Decorrente das características dos objectos de pesquisa e das opções que os delimitaram e tendo em vista atingir os objectivos fixados na secção anterior, a metodologia foi programada de forma a encadear o processo de investigação, de uma maneira lógica, activa e crítica, consistente com as questões, chave, tendo privilegiado uma abordagem interdisciplinar, procurando explicitar e compatibilizar conceitos de diferentes origens, sem esquecer o ponto de vista do território da prática do arquitecto». In Ana Patrícia Carriço, Metamorfoses do Espaço Termal, O Caso das Termas de S. Pedro do Sul, Tese para obtenção do Grau de Doutor em Arquitectura, Universidade da Beira Interior, Faculdade de Engenharia, Covilhã, 2013.

Cortesia de UBeiraInterior/JDACT