segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

As Forcas do Distrito de Portalegre. Parte IX. «Para além da memória popular identificar sem hesitação o local onde se situava a forca de Assumar, esta informação é confirmada pela planta da Herdade do Assumar, na qual se vêem assinalados com o nº 10 os ‘pilares da forca’»


jdact

Arez
A forca de Arez situava-se no alto do 'Outeiro da Forca', na margem direita da ribeira do Zorro, sobranceiro à povoação e à estrada que liga Arez a Nisa. No local já não é possível identificar qualquer testemunho material desta forca. Provavelmente, seria de madeira. Na povoação, mais nenhuma informação conseguimos obter, para além do local onde se situava. O topo do Outeiro da Forca possui as seguintes coordenadas UTM, obtidas por GPS: X - 0610058;Y - 4371751.

Localização do Outeiro da forca de Arez
Outeiro da forca
Fotos de Jorge Oliveira
jdact

Assumar
Para além da memória popular identificar sem hesitação o local onde se situava a forca de Assumar, esta informação é confirmada pela planta da Herdade do Assumar, propriedade da Casa de Bragança, datada de 1858, na qual se vêem assinalados com o nº 10 os «pilares da forca». Por informação oral, sabemos que esta forca era de alvenaria. No local, hoje terreno agrícola, são visíveis algumas pedras amontoadas que poderão ter pertencido aos pilares da forca. O local possui as seguintes coordenadas UTM, obtidas por GPS: X - 0639051;Y - 4333449.

Localização da forca de Assumar

Pilares da forca de Assumar com o nº 10 (herdade do Assumar), 1858
Fotos de Jorge Oliveira
jdact 

In Jorge de Oliveira e Ana Cristina Tomás, As Forcas do Distrito de Portalegre, 140 Anos após a abolição da Pena de Morte, Edições Colibri, 2007, ISBN 978-972-772-767-4.

Cortesia de Edições Colibri/JDACT