sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Amanhecer de um Mundo Novo. «Entre 1749 e 1832, anos do nascimento e morte de Goethe, transcorre a passagem do mundo moderno para o mundo contemporâneo»

Goethe, por G. M. Kraus, 1775 ou 1776
Cortesia de wikipedia

«Em tempo de convulsões revolucionárias e de gestação da era contemporânea, Goethe acertou ao pressentir e dar expressão ao pulsar da sua época, o que não o impediu de alcançar a harmonia e a universalidade de um génio do humanismo clássico. Encarna como poucos a vivência dessa mudança revolucionária que teve como fruto o nascimento da cultura contemporânea, fundamentada na democracia e nos direitos individuais. Mesmo encontrando antecedentes no decorrer da história europeia desde o Renascimento até ao Iluminismo, foi a revolução demográfica, técnica, industrial, politica e social que a Europa viveu, de finais do século XVIII a princípios do século XIX, o que tornou possível o fim definitivo do Antigo Regime.

Tempestade e Ímpeto
Goethe viveu a sua juventude numa Alemanha que sentia uma enorme necessidade de ruptura relativamente ao racionalismo e cientificismo imperantes e ao predomínio da cultura francesa. O artista soube captar esse momento de rebeldia que exaltava os valores juvenis do génio individual frente à hipocrisia moral da sociedade estabelecida. O instinto, a intuição, a emoção, o sentimento… Além disso, uma nova religiosidade procurava voltar a ligar o homem à natureza e à transcendência, numa espécie de panteísmo naturalista. A sua personagem, “Werther”, converteu-se no arquétipo do novo herói, jovem e rebelde frente ao imobilismo social, e num modelo para o movimento “Tempestade e Ímpeto”, o primeiro propriamente alemão, sobre o qual assentaram as bases de uma identidade nacional.

Viajante diante de “Um Mar de Nuvens”, 1818
Caspar David Friedrich
Cortesia de ibiblio

Poemas São como Vitrais Pintados
Poemas são como vitrais pintados!
Se olharmos da praça para a igreja,
Tudo é escuro e sombrio;
E é assim que o Senhor Burguês os vê.
Ficará agastado? — Que lhe preste!...
E agastado fique toda a vida!

Mas — vamos! — vinde vós cá para dentro,
Saudai a sagrada capela!
De repente tudo é claro de cores:
Súbito brilham histórias e ornatos;
Sente-se um presságio neste esplendor nobre;
Isto, sim, que é pra vós, filhos de Deus!
Edificai-vos, regalai os olhos!
Goethe, in «Poemas»
Tradução de Paulo Quintela

Todos Pensam de Forma Diferente, e Muitas Vezes Efémera
«Cada indivíduo vê o mundo - e o que este tem de acabado, de regular, de complexo e de perfeito - como se se tratasse apenas de um elemento da Natureza a partir do qual tivesse que constituir um outro mundo, particular, adaptado às suas necessidades. Os homens mais capazes tomam-no sem hesitações e procuram na medida do possível comportar-se de acordo com ele. Há outros que não se conseguem decidir e que ficam parados a olhar para ele. E há ainda os que chegam ao ponto de duvidar da existência do mundo. Se alguém se sentisse tocado por esta verdade fundamental, nunca mais entraria em disputas e passaria a considerar, quer as representações que os outros possam fazer das coisas, quer a sua, como meros fenómenos. Porque de facto verificamos quase todos os dias que aquilo que um indivíduo consegue pensar com toda a facilidade pode ser impossível de pensar para um outro. E não apenas em relação a questões que tivessem uma qualquer influência no bem estar ou no sofrimento das pessoas, mas também a propósito de assuntos que nos são totalmente indiferentes». In Goethe, in «Máximas e Reflexões».

Da tempestade à bonança
Não obstante, apesar de ter sabido interpretar antes de qualquer outro os sinais dos novos tempos, certo é que a revolução romântica provocou em Goethe um certo transtorno, pois a sua vontade e pensamento combinavam melhor com o equilíbrio e a harmonia do classicismo. Assim, no regresso da sua viagem a Itália e após o despoletar da Revolução Francesa, Goethe estabeleceu-se definitivamente na corte de Weimar e edificou, juntamente com Schiller, o classicismo na cultura alemã. Ambos admiravam a aspiração ao equilíbrio e à plenitude da Grécia Antiga, e propuseram superar as limitações das polaridades em luta.

Os Dias Dourados de Weimer, 1860
Theobald Reinhold; Schiller a recitar; Goethe com a mão no peito
Cortesia de avhiciro

Em 1813, deixou escrito:
  • «Enquanto no mundo político acontecia algo ameaçador, entreguei-me com tenacidade ao mais remoto possível».
Goethe era impelido pelos ideais da harmonia e da universalidade do humanismo clássico, e consagrou-se a uma obra que deu forma a caracteres universais, conciliando, ao mesmo tempo, a diversidade de valores da natureza humana». In Wikipédia.
  • "Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"
Cortesia de O Citador/JDACT