sábado, 14 de janeiro de 2012

FCG. As Histórias de Paula Rego em Paris. «A mostra apresenta uma artista figurativa que domina a técnica e os recursos estéticos dos grandes mestres, desenvolvendo uma linguagem plástica que interpela o espectador, comovendo-o ou violentando-o»

Exposição entre o dia 26 de Janeiro e o 1 de Abril de 2012

Cortesia de fcg

Pela primeira vez em Paris, será apresentada uma exposição com obras representativas de Paula Rego, entre 26 de Janeiro e 1 de Abril de 2012, nas novas instalações da Fundação Gulbenkian, no Boulevard de La Tour Maubourg.
Comissariada por Helena de Freitas, directora da Fundação Paula Rego, "Casa das Histórias", a mostra vai reunir cerca de três dezenas de obras que incidem sobre as duas últimas décadas de trabalho da artista (1988-2009). Longe de se assumir como retrospectiva, a exposição centra-se, antes, nas séries temáticas que mais contribuíram para o reconhecimento internacional da força e originalidade de Paula Rego. O destaque vai para as pinturas de grandes formatos (pastel), mas também inclui desenhos e gravuras.

Cortesia de karenvocalearnin

A mostra apresenta uma artista figurativa que domina a técnica e os recursos estéticos dos grandes mestres, desenvolvendo uma linguagem plástica que interpela o espectador, comovendo-o ou violentando-o. Tomando como modelo os grandes mestres, ou desenvolvendo a multiplicidade das suas fontes, através da citação de grandes autores literários, como Genet, Eça, Kafka ou Balzac, do cinema, do teatro ou da dança, e sobretudo procurando inspiração na crueza dos contos populares, Paula Rego assume-se, essencialmente, como contadora de histórias.

Cortesia de saatchigallerycouk

Nascida em Lisboa, em 1935, e tendo feito a sua formação em Londres, onde vive há várias décadas, Paulo Rego é uma das mais destacadas pintoras da actualidade. A exposição pode ser vista de segunda a sábado, das 9h às 18h no Boulevard de La Tour Maubourg, n.º 39, no Bairro dos Invalides». In FCGulbenkian.

Cortesia da FCG/JDACT