quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cancioneiro. Cantigas de amigo. «A poesia trovadoresca ou poesia galaico-portuguesa são composições que vão do século XII ao século XIV»

Cortesia de kalipedia

Cantigas de Amigo

Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo!
E ai Deus, se verrá cedo!

Ondas do mar levado,
se vistes meu amado!
E ai Deus, se verrá cedo!

Se vistes meu amigo,
o por que eu sospiro!
E ai Deus, se verrá cedo!

Se vistes meu amado,
por que hei gran cuidado!
E ai Deus, se verrá cedo!
Martin Codax, Cancioneiro da Vaticaca 884,
Cancioneiro da Biblioteca Nacional 1227

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Pois nossas madres van a San Simon
de Val de Prados candeas queimar,
nós, as meninhas, punhemos de andar
con nossas madres, e elas enton
queimen candeas por nós e por si
e nós, meninhas, bailaremos i.

Nossos amigos todos lá irán
por nos veer, e andaremos nós
bailando ante eles, fremosas en cós,
e nossas madres, pois que alá van,
queimen candeas por nós e por si
e nós, meninhas, bailaremos i.

Nossos amigos irán por cousir
como bailamos, e podem veer
bailar moças de bon parecer,
e nossas madres pois lá queren ir,
queimen candeas por nós e por si
e nós, meninhas, bailaremos i.
Pero de Viviãez, Cancioneiro da Vaticana 336,
Cancioneiro da Biblioteca Nacional 698

Cortesia de maiamarcelinotripod

JDACT