sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Johann Wolfgang von Goethe. «O talento educa-se na calma e o carácter na tempestade. Este clássico por excelência das Letras alemãs, não foi apenas um artista com a pena, também dominou o desenho e acumulou conhecimentos da química à linguística, da geologia à medicina e da botânica à filosofia»


(1749-1832)
Frankfurt
Cortesia de wikipedia

«Artista polifacético e sábio superdotado, criador de um mito contemporâneo como Fausto e de um novo género literário como o romance de formação, Goethe foi o génio que conseguiu conciliar o ímpeto do romantismo alemão com a serenidade do classicismo greco-latino.

Uma curiosidade e inteligência extraordinárias que melhor definem o escritor. Mas este clássico por excelência das Letras alemãs, não foi apenas um artista com a pena, também dominou o desenho e outras artes e chegou a acumular uma cultura completa em todos os ramos do conhecimento da sua época, da química à linguística, da geologia à medicina, e da botânica à filosofia.
A existência de Goethe decorreu numa mudança agitada de era, marcada pela Revolução e não deixou por isso de ser o arauto mais destacado do romantismo, sem nunca renunciar ao espírito do iluminismo. Com Herder e Schiller, fez parte do movimento “Tempestade e Ímpeto” (Sturm und Grang) que influenciado por Rousseau e pela sua descoberta dos impulsos e das emoções da natureza humana, foi o precursor do romantismo.
Graças ao sucesso que obteve em 1774 com “Werther” a sua obra mais representativa do primeiro período, Goethe foi convidado para residir na corte de Weimer pelo duque Carlos Augusto, onde permaneceria o resto da sua vida como conselheiro da corte. Com este importante cargo, contribuiu para o florescimento de Weimer como centro cultural europeu, e teve a oportunidade de se relacionar com a alta aristocracia e de conhecer personagens tão notáveis como Beethowen ou Schopenhauer.
O tempo de vida de “Werther” constitui uma agonia por causa da paixão amorosa que o consome por dentro, que o leva ao suicídio.



Cortesia de wikipedia e berfrois

A sua residência em Weimer só foi interrompida por uma viagem a Itália, que lhe deu a possibilidade de contactar a cultura greco-latina e de enriquecer a sua obra com a luz e a harmonia do classicismo. “Fausto” foi a grande obra da sua vida, desde um primeiro projecto em 1773 e a publicação definitiva em 1808, até à edição póstuma da segunda parte em 1833.  Inspirada numa lenda popular, esta história sobre a amargura do homem da ciência que vende a sua alma ao diabo para poder saciar o seu instinto de vida e a sua ânsia de conhecimento, converteu-se num dos mitos mais perduráveis da cultura ocidental.

Herdeiro do iluminismo e do humanismo clássico, Goethe encarnou em si próprio a vontade infinita de conhecimento da sua mais célebre personagem. Ele mesmo resumiu a sua aspiração, uma síntese inigualável do espírito romântico e classicista, com este aforismo:
  • “O talento educa-se na calma e o carácter na tempestade”
Quando morreu, aos 82 anos de idade, Goethe deixou-nos obras capitais da literatura universal, mas também escritos científicos fundamentais como a “Teoria das Cores”». In Gayban Grafie.

Cortesia de Sisdigra/JDACT