domingo, 29 de janeiro de 2012

Évora. Percursos e Memórias. «O projecto foi idealizado para o programa das Comemorações dos 25 Anos de “Évora Património da Humanidade”, classificação atribuída à cidade pela UNESCO em 1986, uma organização da Câmara Municipal de Évora, e tem a colaboração de várias instituições da cidade»


Cortesia da cmevora

Évora, Percursos e Memórias
O projecto “Évora, Percursos e Memórias - 25 Anos de Património Mundial da Humanidade, 25 Monumentos, 25 Lendas, Histórias e Devoções” promoveu ontem, dia 28 de Janeiro, sábado, pelas 15 horas, mais uma visita a alguns sítios históricos da cidade de Évora.
Esta visita conduziu os participantes ao ‘Templo e ao Fórum Romanos’, pelo arqueólogo Panagiotis Sarantopoulos (CME), e à “Domus” da Rua de Burgos/Alcárcova de Cima, pelo Rafael Alfenim (Direção Regional de Cultura do Alentejo). Maria Cátedra (Departamento Antropologia Social da Universidade Complutense de Madrid) abordou nesta vista as lendas e histórias de Sertório e de Diana e a Corça. Nesta visita foi distribuída a ‘Pagela N.º 4’.

O projecto “Évora, Percursos e Memórias” foi idealizado para o programa das Comemorações dos 25 Anos de Évora Património da Humanidade, classificação atribuída à cidade pela UNESCO em 1986, é uma organização da Câmara Municipal de Évora, e tem a colaboração de várias instituições da cidade. O projecto consiste na realização de uma visita mensal, geralmente aos sábados, conduzida por especialistas, com o objectivo de dar a conhecer os principais monumentos e elementos distintivos do Centro Histórico da cidade, explorando a sua arquitectura e a sua história, bem como as lendas, devoções e tradições que guardam consigo». In C. M. de Évora.


Cortesia da C. M. de Évora/JDACT