segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Exposição. "Fernando Pessoa. Plural como o Universo". «Inclui também documentos inéditos, pinturas e alguns objectos que nunca foram expostos em Portugal. Estarão à disposição do visitante exemplares de toda a obra de Fernando Pessoa, […] para que a exposição possa também ser uma oportunidade para a leitura ou releitura, num espaço pouco usual, dos múltiplos e diferenciados escritos do poeta»


Cortesia da fcg

De 9 de Fevereiro a 30 de Abril de 2012. Sede da Fundação. Curadoria: Carlos Felipe Moisés e Richard Zenith

«O poeta Fernando Pessoa e os seus heterónimos estão no centro da próxima exposição da Fundação Gulbenkian, a inaugurar no pf dia 8 de Fevereiro, que assinala o Ano do Brasil em Portugal. Nascida de uma colaboração entre a Fundação Roberto Marinho e o museu da Língua Portuguesa de S. Paulo, com o apoio da Fundação Gulbenkian, a exposição oferece o vastíssimo painel de uma vida-obra e de uma obra-vida, defrontando o visitante, etapa por etapa, com um relato dos eventos biográficos na sua íntima relação com a formação e a criação literária do poeta.

De 9 de Fevereiro a 30 de Abril de 2012, os visitantes poderão encontrar na sede da Fundação um espaço repleto de poemas, textos, documentos, fotografias, pintura, momentos da vida de um dos maiores poetas de língua portuguesa, nesta exposição inaugurada em São Paulo , em 2010, e mostrada no Rio de Janeiro em Março de 2011.


Cortesia da fcg

Pessoa e os Heterónimos
Um dos espaços de “Fernando Pessoa, Plural como o Universo” é reservado à apresentação em compartimentos delimitados, do ortónimo e dos quatro mais importantes heterónimos:
  • Alberto Caeiro;
  • Ricardo Reis;
  • Álvaro de Campos;
  • Bernardo Soares.
Noutra parte encontraremos uma recolha de textos, cuja tónica é mostrar como puderam conviver, no espírito de Pessoa, os heterónimos, os escritos autointerpretativos e todos os outros projectos que o poeta ia desenvolvendo, num processo dinâmico e simultaneamente solitário.
A exposição inclui também documentos inéditos, pinturas e alguns objectos que nunca foram expostos em Portugal. Estarão à disposição do visitante exemplares de toda a obra de Fernando Pessoa, em português e traduzidas para outras línguas, numa mesa de oito metros de comprimento por quatro metros de largura, para que a exposição possa também ser uma oportunidade para a leitura ou releitura, num espaço pouco usual, dos múltiplos e diferenciados escritos do poeta.


Cortesia da fcg

Multimédia
A mostra tem ainda uma forte componente multimédia constituída por filmes, vozes e sons, poemas ditos, páginas de livros e poemas que, com um só toque do visitante se alternam e desfolham, fazendo uso das tecnologias actuais.
Para além do catálogo da exposição, será lançada a obra de Fernando Pessoa:
  • O editor;
  • O escritor e os seus leitores;
  • Conjunto de 50 depoimentos pedidos a igual número de personalidades, portuguesas e estrangeiras, que nos dão conta da sua relação com a obra do poeta.
Fernando Pessoa, o escritor e poeta que continua a comover-nos e a inquietar-nos, poderá ser desfrutado, nesta viagem pela sua vida e pela sua obra, durante três meses, por visitantes de todas as idades de olhos e ouvidos atentos». In Fundação C. Gulbenkian, Newsletter Janeiro 2012.

Cortesia da FCG/JDACT