segunda-feira, 9 de julho de 2018

As Noivas do Sultão Raquel Ochoa. «É com pena que o venho perturbar, mas na biblioteca aguarda-o um recado importante. Há missão urgente à sua espera. Aí vou, um minuto!»

jdact

13 de Julho de 1793
«(…) Famintos, suportavam condições indigentes. Também não foi difícil entender o valor e a delicadeza do que aquelas naus transportavam. O ministro quis-lhes perguntar se tinham sido os ventos a empurrá-los para o vórtice do oceano, ou se fugiam de alguma coisa, mas manteve a postura de Estado: a que nada depreende e tudo finge compreender. Como certamente entenderá, tenho de me certificar se não existem intenções antagónicas aos interesses do reino. Para ordenar a entrega da ajuda, preciso de fazer a vistoria às embarcações. Realizadas estas diligências, avançarei com o pedido imediato de vos fazer chegar tudo o que necessitam. Compreendo e tem a minha autorização. No entanto, as princesas não podem ser vistas por ninguém. Isso é inultrapassáve1. O ministro relevou. O tremendo desconforto que sentiu junto deste homem compactuou com a estranheza dos seus costumes. Não se quis alongar nas exigências, nem gerar motivo de discussão. Assentiu. Voltou a terra, tomando um bergantim. Enquanto remavam os barqueiros, logo aproveitou para conferenciar com o seu secretário: pois são três as ordens que deve apontar: que vistoriem todas as divisões acessíveis dos barcos exceptuando o local onde se concentram as princesas ou as concubinas; que se organize rapidamente o transporte com toda a água e mantimentos necessários para as pessoas subsistirem dignamente durante uns quantos dias. Quantos dias, meu senhor?, indagou o secretário. Três ou quatro, e calculo que esteja tudo resolvido.
Assim seja. E como sabemos que são as princesas que estão nesse tal compartimento. Ou melhor, como o transmito, meu senhor, aos homens da vistoria? Como quer que eu saiba?, sussurrou. Gente estranha esta... Porque não se apresentam ordeiramente e sem mais delongas, é do seu interesse ver os seus estômagos aquietados... Desculpe, meu senhor esta ousadia; vou já tratar do que me ordenou. Eu compreendo-o..., senti o mesmo. Estas mulheres são como diamantes num pedestal. Devem ser isso mesmo, troçou no tom de quem não tem interesse em entender. Passou a mão pelo ombro do secretário e pulou para a estrutura de madeira. Já no cais, chamou o cocheiro para preparar a viagem de retorno ao Palácio das Necessidades. Havia que abalar para dar parecer ao rei. Meu senhor, que mais quer que execute em seu nome, qual a terceira ordem? Ah, tem toda a razão! Sem demora, mande chamar frei João Sousa, sem demora. Ele é o único que as vai compreender.

18 de Julho de 1793
Na quinta-feira, frei João Sousa dormia sem se cobrir, com a bochecha espalmada no livro que o acompanhara até fechar os olhos. Estava numa ponta da cama tentando apanhar toda a luz possível de uma vela que ardera por completo e se desfizera na mesinha-de-cabeceira. Esse hábito de ler até tarde à luz da perigosa vela ainda um dia o leva para os braços de Nosso Senhor. Há-de concordar, meu amigo, que morrer queimado a 1er livros santos, e com porta garantida para o céu, como bem sabemos que terá frei João, seria uma ironia sem explicação, alertava-o frei Manuel do Cenáculo quando a apagava na ronda da meia-noite. Desta vez a cera desfizera-se na madeira de carvalho do móvel, maltratada por muitas outras velas. Frei João acordou com as pancadas no lado exterior e foi inundado pela estranha sensação de adormecer e entrar num sonho, não o contrário. É com pena que o venho perturbar, mas na biblioteca aguarda-o um recado importante. Há missão urgente à sua espera. Aí vou, um minuto!» In Raquel Ochoa, As noivas do Sultão, 2015, Edições Parsifal, 2015, ISBN 978-989-876-008-1.

Cortesia de EParsifal/JDACT