segunda-feira, 5 de novembro de 2018

A Armada do Papa. Gordon Urquhart. «Porque entrou?, seguida imediatamente de E porque saiu? A primeira pergunta é uma daquelas que continuei fazendo a mim mesmo um milhão de vezes»

Cortesia de wikipedia e jdact

«(…) O meu interesse pessoal pelos novos movimentos eclesiais foi aceso, ou antes, foi reaceso, em fins de 1987. Católico de berço, só recentemente retornei à prática da fé, após um afastamento de dez anos. Um sínodo dos bispos católicos do mundo, celebrado em Roma em Outubro daquele ano, tinha posto em grande evidência a nova proeminência dos movimentos eclesiais; eles estavam sendo sondados pelo Vaticano como modelos do laicato pós-conciliar, para serem os protagonistas da Nova Evangelização de João Paulo. Relatos sobre os novos movimentos, apresentados durante o sínodo, exprimiam as suspeitas de muitos dos presentes. Sabia-se que estas organizações apoiavam com verdadeira paixão a nova centralização, exaltando a autoridade do papado de modo a efectivamente diminuir a autoridade dos bispos. Eles eram considerados por muita gente como de direita, a favor da linha do Vaticano em matéria de teologia e de moral. Havia, além disso, a certeza de que a imprensa não tinha conseguido atravessar o muro de segredo que circunda estas organizações. Isto explica o facto de a reacção diante dos movimentos ter sido muito mais uma atitude de perplexidade que de crítica. Os participantes pareciam perguntar-se qual era o motivo daquela confusão toda. Eu, pessoalmente, estava convencido de que os movimentos só poderiam ser conhecidos a partir do interior, de dentro deles.
Era uma convicção nascida da experiência. Durante nove anos, de 1967 a 1976, eu tinha vivido dentro do estranho mundo de espelhos de uma destas organizações: o Focolare. No que concernia àquele movimento particular, eu tinha a vantagem muito nítida de conhecer tudo por dentro; estava certo de que isto me forneceria a chave para outros movimentos, como CL e NC. Eu tinha alguns indicadores que me permitiam identificar certas coisas: culto de personalidade do líder; uma hierarquia disfarçada mas rígida; um sistema de comunicação interna extremamente eficiente; ensino secreto em diferentes estágios; uma vasta operação de recrutamento baseada em técnicas semelhantes às das seitas; doutrinação dos membros e ambições ilimitadas de influência na Igreja e na sociedade. O conhecimento íntimo que eu tinha de um movimento fornecia-me uma chave decisiva para os outros. E muito cedo comecei a identificar paralelos surpreendentes.
Mas, primeiramente, fui forçado a reexaminar um dos mais difíceis períodos de minha vida: minha própria filiação ao Focolare, a dramática ruptura com as suas estruturas e a longa e dolorosa recuperação, após tentar libertar-me de todas as marcas do movimento em mim. Desde a idade de 17 anos, em 1967, eu tinha sido um membro pleno do movimento, tendo chegado a fazer os votos de pobreza, castidade e obediência em 1974. Em 1972, juntamente com um membro mais antigo, havia fundado uma comunidade masculina do Focolare em Liverpool. Quando deixei a comunidade masculina de Londres, em 1976, depois de seguir todos os complicados trâmites e processos da saída, eu estava dirigindo a secção masculina de jovens do movimento no Reino Unido e na Irlanda (conhecida como a Gen, ou seja, a Nova Geração do Movimento), e era o editor da revista internacional do movimento, intitulada New City. Nem eu, nem os meus superiores podíamos supor que em seis meses o movimento teria perdido todo o poder que durante nove anos tinha adquirido sobre mim, nem que eu teria rompido todos os laços. Quando ingressei no movimento, era um católico devoto, de ir à missa todos os dias. Quando deixei, tinha chegado a identificar de tal maneira o movimento com a Igreja e com o próprio Deus, que abandonei inteiramente a prática da fé durante dez anos.
Os profanos, os de fora, não sabem o que acontece no interior dos movimentos, e, assim, ninguém pode oferecer nenhuma ajuda aos que tentam readaptar-se ao mundo real. Alguns ex-membros do Focolare que tive oportunidade de encontrar não tinham conseguido se libertar completamente da sua influência, mesmo depois de dez ou quinze anos de afastamento absolutamente total. A minha filiação teve repercussões por muitos anos. Quando comecei a ver a experiência com um certo grau de distanciamento e a discutir o problema com alguns amigos íntimos, as primeiras perguntas que eles me faziam eram invariavelmente as mesmas: Porque entrou?, seguida imediatamente de E porque saiu? A primeira pergunta é uma daquelas que continuei fazendo a mim mesmo um milhão de vezes, desde então. Agora mesmo, com a distância e com toda a vantagem de uma visão retrospectiva ampla, continua sendo uma pergunta que não é fácil de responder e que, por conseguinte, não parece valer a pena ser formulada». In Gordon Urquhart, A Armada do Papa, tradução de Irineu Guimarães, Editora Record, 2002, ISBN 978-850-106-222-2.

Cortesia de ERecord/JDACT