segunda-feira, 19 de novembro de 2018

O Cerco. 1147. Assim Nasceu Portugal. Domingos Amaral. «Os actuais emires andaluzes eram uns incapazes, o avanço militar de Afonso VII aprofundara-se e ninguém conseguia organizar uma defesa conjunta, quanto mais salvar Lisboa»

jdact

O Cerco. 1147
Lisboa, Junho de 1147
«Em Lisboa, um frenesim assustado tomara conta das gentes. Temia-se a chegada das tropas cristãs, rumores e pavores corriam pelas ruelas mais depressa do que cães. Mem e as três irmãs conseguiram entrar na cidade, mas haviam sido interrogados pelos guardas diversas vezes. A desconfiança é uma condição essencial para a sobrevivência e eles viram vários suspeitos serem executados.
Medo permanente, mata muita gente.
Cessara completamente a libertinagem do passado, de que Mem usufruíra. Os mais de cem mil lisboetas tinham suspenso a festa de encontros furtivos e o trabalho das soldadeiras era discreto, fosse porque o conselho de notáveis impusera regras apertadas, ou porque o medo fechava as pernas às mulheres e abatia o ânimo aos homens.
Guerra por perto, pior que deserto.
Naquele Verão, os lisboetas sabiam só poder contar consigo próprios. Em Córdova, já não existia nenhum príncipe Ismar que corresse a defendê-los, como cinco anos antes. Os actuais emires andaluzes eram uns incapazes, o avanço militar de Afonso VII aprofundara-se e ninguém conseguia organizar uma defesa conjunta, quanto mais salvar Lisboa.
Sobram inimigos, faltam amigos.
Os únicos que talvez pudessem fazê-lo eram Ibn Qasi e Ibn Wasir. Porém, o marido de  Zaida, cada vez mais inflexível nos seus éditos religiosos, copiados dos almóadas de Marrocos, continuava reduzido às cidades de Mértola e Silves, com receio de um ataque de Ibn Wasir. Um temor justificado, pois este jurara fidelidade aos almóadas e tinha como objectivo a reconquista de Silves, não o auxílio à distante Lisboa.
Perda sofrida, desforra prometida.
Mem vivia preocupado com as notícias provenientes do Al-Gharb, temendo pelo futuro de Zaida. A princesa permanecia em Silves, juntamente com a filha Maryam, e o cavaleiro de Almourol queria partir para lá antes que as tropas de Wasir atacassem a povoação.
Amor em perigo, conta comigo.
Só a lealdade a Afonso Henriques o fazia adiar a viagem. Tinha uma missão: viera ali para falar com Abu Zhakaria. Depois, podereis salvar Zaida, relembrou Ália. As três irmãs, dirigidas por Mem e Martim Mohab, efectuaram uma contagem das forças muçulmanas. Lisboa dispunha de mais de quinze mil soldados, incluindo milhares de arqueiros e besteiros, colocados estrategicamente ao longo das muralhas, cuja forte espessura e excelente estado permitiam aguentar um cerco prolongado. As vinte e cinco torres da cidade, construídas quase todas pelos cristãos no século anterior, seriam duras de tomar.
Cidade avisada, está bem preparada.
Lisboa ia vender cara a derrota e, apesar de não ter um líder forte a chefiá-la, o previdente conselho de notáveis organizara a povoação para um longo período de atribulações, apostando que, se resistissem durante o Verão, no princípio do Outono os cristãos perderiam o ímpeto e os cruzados seguiriam para a Terra Santa. Têm provisões para meses, informou Ília, que acabara de descobrir os grandes armazéns onde os sitiados guardavam o trigo, as frutas e as carnes secas. Realizado este levantamento, só faltava a Mem o encontro com Abu Zhakaria. Já o tinham visto, acompanhado por Malik, que o servia com lealdade idêntica à que devotara ao príncipe Ismar. É tempo de falar com ele, insistiu Élia. O cavaleiro de Almourol prometeu que assim faria, mas primeiro pediu às raparigas e a Martim Mohab que permanecessem recolhidos num casão. De manto à cabeça, para que ninguém o reconhecesse, caminhou pelas ruelas da almedina lisboeta até à morada do seu amigo piloto, o mesmo que nos levara e a Afonso Henriques, anos antes, até ao rio Arade». In Domingos Amaral, Assim Nasceu Portugal, Oficina do Livro, Casa das Letras, 2017, ISBN 978-989-741-713-9.

Cortesia da CasadasLetras/JDACT