segunda-feira, 5 de novembro de 2018

O Triângulo Secreto. Didier Convard. «E Filipe viu a silhueta do templário atravessar o pátio molhado por uma chuva recente. O homem parou e virou-se. Estranha presença, calma e serena»

Cortesia de wikipedia e jdact

As Lágrimas do Papa
A Morte de Isabel
«(…) Benoit especificou: firmes determinações e sábias regras devem ser instauradas, Sire. Um trono vago provoca vorazes comichões em alguns traseiros! Com o rosto enrugado e molhado, Filipe conseguiu esboçar um sorriso e confirmou: certamente, cuidarei para amordaçar os prebostes. A dor da minha tristeza já é um fardo pesado e não quero me sobrecarregar com preocupações políticas quando for para a Terra Santa.

Os Templários
A ampla sala vibrava com a multidão de prebostes, burgueses, bailios e altos dignitários. Muito pálido, Filipe estava sentado erecto no trono feito de madeira, ouro trabalhado e veludo. À direita, estava a sua mãe Adélia, então com quarenta anos, altaneira, empertigada, com o queixo pontudo. À esquerda, o tio Guilherme, arcebispo de Reims, gordo e flácido, parecia cochilar, mas o seu olho de águia brilhava de vez em quando sob as pesadas pálpebras. O rei Filipe ouvia o senescal ler o texto que ele havia escrito numa folha de velino. Filipe pensava em Isabel, que enterrara com os gémeos na semana anterior. E lágrimas vieram-lhe novamente aos olhos, ardentes e ácidas. O senescal balbuciou: em nome da santa e indivisível Trindade, pela graça de Deus, Filipe, rei dos franceses, ordena... Em seguida, o leitor pigarreou, recompôs-se e fez uma voz mais grave, como convinha nessas ocasiões. Ele prosseguiu: nossos bailios darão a cada prebostado quatro homens sábios e leais aos quais serão submetidas todas as questões das cidades. Eles formarão um conselho de direito e de sabedoria... A qualquer um que estiver hierarquicamente abaixo, fica proibido destituir um bailio, excepto em caso de homicídio, rapto ou evidente traição. Três relatórios serão dirigidos por ano ao rei Filipe.
Na multidão, um preboste gordo e rechonchudo virou-se para outro com ares de galo e sussurrou: Filipe é uma raposa! Ele está cortando-nos as asas... Isso cheira a inspiração templária, respondeu o segundo. Olhe, uma cruz vermelha vigia na sombra. Com um enérgico e desdenhoso movimento do queixo, o homem indicou um vulto imóvel perto de um pilar. De facto, uma forma humana se mantinha ligeiramente afastada, usando uma túnica branca estampada com uma cruz vermelha em cada ombro e outra no peito, o capuz inclinado sobre o rosto. Levantando-se e benzendo a assembleia, Filipe deu a entender que a conferência estava terminada. A minha vontade lhes foi entregue. Que ela seja palavra testamentária, assim seja. O gordo preboste, vermelho de raiva, resmungou: e eis que nos tornamos prebostes sem poder! Ao que o outro acrescentou: e, ao mesmo tempo, Filipe costurou o bico da rainha-mãe. O rei é hábil nas manobras. Na verdade, ninguém sabe quanto tempo ele ficará na Palestina. Mesmo assim, o espertalhão manterá o reino na palma da mão! A sala foi esvaziando-se lentamente. Adélia saiu da cadeira sem sequer lançar um olhar para o filho. O arcebispo Guilherme levantou-se com dificuldade.
Ao passar diante do sobrinho, disse: não cessarei de rezar por vós, Sire. Pedirei a Deus que vos dê conforto e coragem ao longo do vosso empreendimento na Terra Santa. Mas a voz bajuladora e melosa soou falsa. Filipe limitou-se a inclinar a cabeça para que o tio desenhasse o sinal da cruz na sua testa com o polegar. Em seguida, os dois homens se desafiaram com o olhar. Não havia nenhuma afeição no olhar do prelado. Somente frieza ou indiferença. Os cavaleiros Henri e Benoit cercaram o soberano e o ajudaram a colocar o manto. A sala já estava vazia. Eles a atravessaram e saíram num pequeno pátio quadrado. Ele vos aguarda, foi somente o que disse Henri. Está bem, respondeu o rei. E Filipe viu a silhueta do templário atravessar o pátio molhado por uma chuva recente. O homem parou e virou-se. Estranha presença, calma e serena. O vento brincou por um momento com a sua romeira branca. Filipe foi ao encontro dele. Henri e Benoit permaneceram ligeiramente recuados. Os quatro homens dirigiram-se às estrebarias. Em silêncio, subiram nas montadas e saíram do palácio como simples viajantes.
Filipe escondeu o rosto sob um capuz. Os peregrinos atravessaram a cidade sob a chuva que havia recomeçado, fria e cortante. Uma chuva cinza e triste, intermitente. Quando o rei Filipe desceu da sela, Benoit ficou preocupado: estais encharcado, Sire... Vedes como tremeis. Não é nada, garanto. Sabe muito bem que eu tremo assim desde a morte de Isabel. Não sei se isso me vai deixar algum dia...» In Didier Convard, O Triângulo Secreto, As Lágrimas do Papa, Editora Bertrand Brasil, 2012, ISBN 978-852-861-550-0.

Cortesia de EBertrandBrasil/JDACT