sábado, 17 de novembro de 2018

A Conquista de Santarém. Assim Nasceu Portugal. Domingos Amaral. «O antigo almocreve chegou a Santarém ao final de uma manhã e descobriu uma cidade vibrante, onde abundava o comércio. A paz com os cristãos e a distância das guerras…»

jdact e wikipedia

Santarém. Fevereiro de 1147
«Regressado a Coimbra, Mem notou a forte agitação bélica que sacudia Afonso Henriques, claramente preparado para iniciar uma importante campanha. Embora ele e eu ainda não o soubéssemos, o nosso rei já tinha informações seguras de que uma armada de cruzados, vinda do Norte da Europa, iria ajudar-nos a tomar Lisboa, no Verão. João Peculiar, arcebispo de Braga, encontrara-se novamente com Bernardo de Claraval, patrono dos templários e grande promotor das cruzadas, que o avisara dos preparativos. E o forte empenho do nosso rei crescera também, pois Afonso VII conquistara Calatrava e aproximava-se de Almeria. Se o primo direito atingisse o mar mediterrânico, Afonso Henriques precisava de um troféu semelhante, para não se deixar ofuscar.
Rival em esplendor, provoca muita dor.
Mem pressentia que tomar Lisboa era agora possível, pois a convulsão andaluza, cujo zénite sangrento se atingira com a morte de Ismar, resultara num vasto território dividido por inúmeros e fracos emires, que dominavam pequenas taifas independentes. Granada, Almeria, Cáceres, Sevilha, Córdova, Badajoz e Mértola viviam de costas voltadas, facilitando a vida aos cristãos.
Desunião a alastrar, derrota a chegar.
No Al-Gharb, por exemplo, o regressado Ibn Qasi, marido da princesa Zaida, dominava Mértola e Silves, mas o férreo jugo religioso que impunha não seduzia os locais, tornando a sua expansão para norte impossível, pois, centrado em Badajoz e dominando Évora e Beja, o hábil Ibn Wasir caíra nas boas graças dos almóadas africanos.
Ao esperto traidor, muitos dão valor.
Em Santarém, também o governador Abu Zhakaria se encontrava numa situação de fragilidade evidente. Não dispunha de exércitos vastos, nem conseguira impor a sua autoridade em Lisboa, que se governava a si própria, embora os fanáticos Mantos Vermelhos tivessem perdido a sua aura letal, pois Orimar, a Pústula, estava doente e só lhe restavam Raimunda e três feddayins.
Erva daninha, morre sozinha.
Com tanta trapalhada muçulmana e sem um poder forte e capaz de as auxiliar, Santarém e Lisboa estavam à mercê dos cristãos. Há longos meses que Afonso Henriques o sabia, mas só agora ficara em condições de lançar um ataque demolidor, como confirmou a Mem no dia em que nomeou Pêro Pais alferes portucalense. É tempo de guerra.
A primeira prioridade era, no entanto, Santarém, e antes de romper as tréguas com Abu Zhakaria, acordadas no ano anterior, Afonso Henriques desejava ter fiáveis informações sobre as defesas da cidade. Como Mem se dava bem com o governador e sua mulher, Fátima, o rei de Portugal atribuiu-lhe uma missão especial. Ide e falai com o wali, mas abri bem o olho, ordenou.
O agora cavaleiro e dono de Almourol, cujas obras estavam praticamente terminadas, tinha uma adicional razão para visitar Santarém: queria relatar a Fátima a infelicidade que assolava a existência da irmã, a princesa Zaida.
Mulher de um louco, vive muito pouco.
Corriam rumores de que os almóadas se preparavam para apostar apenas em Ibn Wasir, deixando cair Ibn Qasi, e esse era o pretexto de que Mem precisava para sondar Fátima sobre a possibilidade de Zaida, depois de fugir de Silves, se refugiar, em Santarém, junto da irmã. Irei raptá-la, declarou Mem. O rei de Portugal relembrou-o de que não podia esquecer o objectivo último da ida a Santarém. Os seus desejos privados não se podiam sobrepor às necessidades do reino. Descansai, assim farei, prometeu o novo cavaleiro.
O antigo almocreve chegou a Santarém ao final de uma manhã e descobriu uma cidade vibrante, onde abundava o comércio. A paz com os cristãos e a distância das guerras da Andaluzia haviam permitido a bonança e a prosperidade. Viam-se alguns soldados, nos portões e na muralha, mas pelas ruas da agitada almedina poucos caminhavam, pois os exércitos de Zhakaria tinham sido desmobilizados. Se o ataque portucalense fosse furtivo e intenso, dificilmente Santarém poderia sustê-lo.
Com esperta manha, atinge-se uma façanha.
Pelas ruas e ruelas, muitos o reconheceram. Como almocreve, Mem construíra uma excelente reputação de fornecedor fiável, sendo também recordado pelas mulheres corno um meigo galanteador. Algumas, ao verem-no vestido de cavaleiro, agitaram-se, esperançadas». In Domingos Amaral, Assim Nasceu Portugal, Oficina do Livro, Casa das Letras, 2017, ISBN 978-989-741-713-9.

Cortesia da CasadasLetras/JDACT