segunda-feira, 5 de novembro de 2018

O Triângulo Secreto. Didier Convard. «O jovem rei empalideceu e, atingido por uma vertigem, titubeou balbuciando Isabel..., minha doce Isabel! Henri segurou-o por um braço e obrigou-o a sentar-se»

Cortesia de wikipedia e jdact

As Lágrimas do Papa
A Fundação Meyer. O escritório
«(…) Apenas a fotocópia de algumas páginas. Entre elas, a que está vendo... Esta representação de Deus criador medindo a Terra com um compasso. Agnano era um grande artista, não acha? O que pensa desta imagem? Está muito longe daquela do Codex Vindobonensis do século XVI, que mostra uma imagem quase igual, com excepção da Terra, que nela é representada como uma batata... Quase três séculos antes, Agnano já desenhava a Terra redonda! Após um tempo de reflexão consagrado a avaliar a ponta do charuto, o velho advogado decidiu apoiá-lo no cinzeiro. Depois cruzou as mãos em cima da barriga. Você é um historiador talentoso, Didier; no entanto, acho que posso ensinar-lhe a verdadeira origem do Testamento do Louco. Só se tiver viajado no tempo! Supõe-se que ninguém saiba quem encomendou este livro, Martin. Os homens não vivem tempo suficiente para manter alguns segredos. Mas as sociedades, as ordens iniciáticas, as confrarias preservam as tradições e as verdades! Acompanhe-me ao passado, Didier: vou-lhe contar o nascimento deste manuscrito...

A Morte de Isabel
Era o ano de 1190. Ricardo Coração de Leão havia convencido o rei Filipe Augusto a acompanhá-lo à Terra Santa para resgatar o Túmulo do Cristo. O imperador Frederico Barba-Roxa e os seus cruzados já os haviam precedido... Nesse mesmo ano, Isabel, rainha da França, deveria dar à luz. No entanto, dilacerada no leito de trabalho de parto, a infeliz soberana passava por um martírio ao tentar, em vão, expulsar do ventre um bebé morto. Ao seu lado, todos se desesperavam. Duas freiras a seguraram pelos pulsos, tentando reconfortá-la. A parteira se esforçava para liberar a cabeça do minúsculo cadáver. Que Deus nos ajude!, implorou ela. Ponham mais devoção nas orações, irmãs! O bebé morto está agarrado à mãe... Finalmente, conseguiram retirar a criança inerte. A parteira percebeu que a rainha carregava um segundo bebé. Seria preciso usar o fórceps. Berros, gritos de dor... E foi um segundo cadáver que retiraram do seu envoltório viscoso e ensanguentado. Virgem Maria!, exclamou uma das freiras. A rainha... Acabou de se reunir aos filhos; ela não está respirando! Imediatamente avisaram o rei, que esperava, nervoso, ao lado de uma alta lareira, na companhia de dois dos seus fiéis, os cavaleiros Henri e Benoit. Sire... Rei Filipe! Deus não quis que a rainha desse à luz outra vez! Ela carregava gémeos... Estão mortos, e a alma da mãe se foi junto com eles, anunciou uma religiosa.
O jovem rei empalideceu e, atingido por uma vertigem, titubeou balbuciando Isabel..., minha doce Isabel! Henri segurou-o por um braço e obrigou-o a sentar-se; Benoit derramou um pouco de vinho numa taça. Filipe tomou um gole. Controlou-se para não soluçar. Meu rei, essa é uma dolorosa prova infligida pelo Céu. Estamos com o coração partido e nenhuma palavra poderia confortar-vos, murmurou Henri, pondo a mão no ombro do monarca. Eu sei, disse o rei, com os olhos cheios de lágrimas. Eu sei, meus amigos. Vocês são-me fiéis na alegria e na tristeza. De hoje em diante, estou pronto para partir numa cruzada e ir para a Terra Santa, entregando o reino ao meu filho Luís, que tem apenas três anos. Jerusalém está nas mãos de Saladino e tenho de expulsá-lo da cidade. A vossa mãe Adélia de Champagne e o irmão Guilherme das Mãos Brancas serão tutores de Luís, confortou-o Benoit. Continuo a desconfiar do partido champanhês, embora minha mãe se responsabilize por eles. Só me sentirei à vontade para deixar o solo da França depois de impor uma regência segura.
Sem dúvida, isso pode esperar, arriscou Henri. Não, a morte atingiu a minha casa e posso ser a próxima vítima no exterior, onde vamos lutar!» In Didier Convard, O Triângulo Secreto, As Lágrimas do Papa, Editora Bertrand Brasil, 2012, ISBN 978-852-861-550-0.

Cortesia de EBertrandBrasil/JDACT