quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Tópicos para a História da Civilização. Ideias no Gharb al-Ândalus. António B. Coelho. «O Filósofo Autodidacta conta a história de Hayy, o vivente, um solitário perdido desde o nascimento numa ilha deserta. Fruto de um amor proibido…»

jdact

Filósofos Orientais
«(…) Na Carta de Adeus, Avempace lembra a alta classe de Al-Farabí na ciência superior, refere a Ética a Nicómaco de Aristóteles, o Fédon de Platão e pouco claramente Al-Gazzali. Critica de novo as sociedades reais. Os fins que as gentes das sociedades actuais se propõem ao obrar são dois, a julgar pelo que deles se conta:

um desses dois fins é lograr com os seus actos o que os partidários de cada escola ou seita crêem que agrada a Deus, exaltado seja!;
e o segundo é um fim misto que se compõe dos fins próprios da gente rica e dos fins da gente nobre, isto é, lograr o prestígio social que dão a ostentação e o aparato dos vestidos, dos veículos, dos adornos luxuosos e o gozo dos prazeres.

Ora a perspectiva da realização da sociedade ideal está nos que escolhem a nobreza da nossa profissão de estudiosos, superior a todas as demais ocupações humanas, pois todos os homens reconhecem que a ciência é a mais excelente das coisas humanas e que os homens de maior mérito reconheceram que a ciência verdadeira constitui a verdadeira fortuna e nobreza.
A visão do entendimento em si mesmo constitui o fim a que por natureza os homens estão destinados pois, na medida em que o homem se acerca do entendimento, acerca-se também de Deus e compraz-se nele… A ciência aproxima de Deus e a ignorância afasta dele. Mas como a visão do entendimento tem de realizar-se na sociedade política, daí que os homens são mais ou menos excelentes, segundo graus distintos e opostos de perfeição, para que com eles a sociedade seja perfeita e possa assim realizar-se compridamente o fim que é a visão do entendimento. A vida da sabedoria permite o encontro em qualquer altura com aqueles que viveram antes de nós. Também tu poderás encontrar os que vierem à vida depois de ti no tempo futuro. Consagra-te a fundo a este grau de ciência e nela te encontrarás com os antepassados em quem Deus se comprazeu, como eles se comprazeram com ele. Esse será o êxito máximo… Funde-te comigo num só ser. Ibu Tufayl, [(Abu Bakr ibn Tufayl al-Kaisí (Abentofail) (Guadix, Granada 1105-Marraquexe 1185)].
Da tribo árabe de Kais. Médico, matemático, astrónomo, filósofo e poeta. Exerceu medicina em Granada e mais tarde tornou-se médico e amigo do califa almóada Abu Yacube Yusuf (1163-1184), morto na estrada de Évora por um tiro de besta quando levantava o cerco a Santarém. Apresentou Averróis na corte almóada. Escreveu dois tratados de medicina e a novela filosófica Relato de Hayy ibn Yaqzan, um texto utópico espantoso, conhecido no Ocidente como O Filósofo Autodidacta. O livro é inspirado no texto homónimo Risala Hayy b. Yaqsan de Avicena a quem Ibn Tufayl exalta como mestre e príncipe dos filósofos. A tradução latina de Eduardo Pococke de 1672 e as sucessivas traduções em línguas europeias podem ter influenciado A Vida e Surpreendentes Aventuras de Robinson Crusoe de Daniel Defoe.
O Filósofo Autodidacta conta a história de Hayy, o vivente, um solitário perdido desde o nascimento numa ilha deserta. Fruto de um amor proibido, a mãe deu-lhe o sumiço que deram a Moisés. Angustiada, embalou o filho numa cesta, que arrastada pelas ondas, foi parar à tal ilha deserta. Criado por uma gazela, Hayy descobre pouco a pouco por si mesmo as verdades inteligíveis. Examinou se poderia encontrar um só atributo que correspondesse a todos os corpos, animados e não animados mas não encontrou entidade alguma que fosse comum a todos os corpos senão a noção de extensão nas três dimensões... longitude, latitude e profundidade. Prosseguindo na sua descoberta acabou por alcançar a ideia aristotélica de forma e hylé». In António Borges Coelho, Tópicos para a História da Civilização e das Ideias no Gharb al-Ândalus, Instituto Camões, Colecção Lazúli, 1999, IAG-Artes Gráficas, ISBN 972-566-205-9.

Cortesia de I.Camões/JDACT