quinta-feira, 12 de março de 2015

Uma Vila Iluminista. Manique do Intendente.. «Os fogos têm uma chaminé num dos cantos, encostada às traseiras. As chaminés agrupam-se costas com costas em cada par de fogos, indicando uma disposição interna repetida simetricamente a cada duas habitações»

Plantas da Cada de Câmara 
jdact e wikipedia

Uma Vila Iluminista. As casas
«(…) A habitação tipo implanta-se num rectângulo de aproximadamente 23 palmos por 37 (equivalendo à proporção de ouro), correspondendo o lado maior à sua profundidade. As casas são de simples alçado, constituindo-se cada um de uma porta e uma janela ao nível térreo, a que correspondem no piso superior duas janelas. Os vãos são os únicos elementos com cantarias. As dimensões das janelas são, nos alçados frontais e laterais, e no rés-do-chão, de 5 palmos de largura por 6 palmos de altura e as portas têm 5 por 10 palmos (altura e largura, respectivamente). Porém, no piso superior, as janelas têm de largura 5 palmos por 7 palmos de altura. A estas medidas acresce o palmo que cada peça de cantaria mede em largura. Nas traseiras existem apenas uma porta ao nível da entrada e janela correspondente, em cima. Ambas as aberturas são mais acanhadas, tendo de largura 4 palmos. A porta tem de altura 8 palmos e a janela 5. Existem, contudo, bastantes variações. As plantas dos fogos situados nos topos das bandas são ligeiramente maiores em área. Não têm qualquer diferença a nível de alçado, tendo apenas as casas de topo um alçado posterior maior e um maior número de aberturas, uma vez que possuem lateralmente uma porta e três janelas. Pelo que se pode observar, visto que praticamente nada resta dos interiores iniciais, as paredes estruturantes eram apenas as exteriores, construídas em pedra e com cerca de 70 cm de espessura. Interiormente, as divisões foram executadas com o recurso a paredes de materiais leves, não estruturais. Igualmente a escada de acesso ao piso superior terá sido realizada em madeira. Os fogos têm uma chaminé num dos cantos, encostada às traseiras. As chaminés agrupam-se costas com costas em cada par de fogos, indicando uma disposição interna repetida simetricamente a cada duas habitações.

A Casa de Câmara e Cadeia
A Casa de Câmara e Cadeia é um edifício de dois pisos, cuja fachada principal é animada por seis pilastras e por um frontão triangular, com as armas do Intendente Pina Manique no tímpano. Este liga-se aos corpos laterais por intermédio de aletas. O portal de verga recta está associado a um grande janelão do primeiro piso. O corpo axial possui janelas de peitoril rectangulares no piso térreo e, no piso superior, janelas semelhantes, mas com verga ligeiramente curva. Nos panos laterais observam-se janelas rectangulares simples. Ao lado direito abre-se um portão em arco de volta perfeita, ao nível do rés-do-chão. As extremidades são marcadas por cunhais em pedra, rematados por pináculos. O edifício da Câmara e Cadeia mostra, em fachada, um corpo central relativamente autonomizado, encimado por frontão e com vãos maiores e mais trabalhados. Este parece corresponder programaticamente às funções administrativas e judiciais. Os corpos laterais, de alguma forma subsidiários, parecem funcionar autonomamente. José Pereira propõe o seguinte funcionamento para o edifício: Desenvolvendo-se e distribuindo-se por dois pisos interiores, o primeiro acolheria principalmente o cárcere e a sala do tribunal. O acesso ao segundo piso é feito por imponente escadaria em corpo único até ao primeiro patamar, a partir do qual se desenvolve em dois corpos paralelos, até ao patamar de distribuição aos diferentes compartimentos. Nestes, distinguem-se três, interligados, previsivelmente, para o tabelião, escrivão e juiz de fora (em princípio), pelo menos. Nos dois pisos do lado esquerdo seria a residência do juiz ouvidor e aposentos da criadagem, para no lado oposto se acolher um espaço mais vasto, destinado, pensamos, a reuniões em assembleia para a composição burocrática relativa à eleição dos vereadores e procurador do concelho, a sala do senado. Todo o corpo lateral direito, destinar-se-ia, em princípio, apenas a aposentos, estrebaria e cocheira dos membros e agentes do policiamento.
No interior, um vestíbulo rectangular, coberto por abóbada abatida, serve uma escadaria nobre, decorada com azulejos, que conduz ao piso superior e corredores. A escadaria é iluminada por três janelões. No segundo piso, as salas comunicam entre si, possuindo aquelas que se encontram no corpo central tectos em masseira pintados. Tradicionalmente, as casas de câmara incluíam também o tribunal, a cadeia e, muitas vezes, o mercado (que aparece formalmente ligado a uma arcada), e uma torre com relógio e/ou sinos. De referir que a cadeia está sempre presente no piso térreo e que o tribunal aparece normalmente associado a esta. Algumas Casas de Câmara e Cadeia têm a casa do carcereiro incluída. Este equipamento (Casa de Câmara) não parece ter uma tipologia arquitectónica definida, mas apesar de tudo é possível falar de alguns exemplos próximos temporalmente de Manique e que têm algumas afinidades com a sua Câmara». In Cátia Gonçalves Marques, Departamento de Arquitectura da FCTUC, Junho de 2004.

Cortesia de FCTUC/JDACT