NOTA: De acordo com o original
«(…) Perguntam-me se tem virtudes? De certo
as tem. Excellente moço, excelente filho, e muito bom musico. Mas, não acima de
tudo isto, porém a par de tudo isto, muito bom brincalhão, o que quer dizer um brincalhão
infernal, inaturavel ás vezes. Que alegria permanente, que humor caçoísta! Em elle
me encontrando na rua já finge evitar-me, corta para o lado opposto de repente,
volta ainda, torna a ir, vem de tombo cair sobre mim, pede mil desculpas, mette-me
o braço, e diz-me placidamente se é no verão: É o primeiro dia de calor que faz
este anno! Ou, se é de inverno: É o primeiro dia de frio que temos! Depois, mesmo
de braço dado commigo, não perde de vista os que vão e vêem. Finge que escorrega
sobre um, faz como se estivesse preso por um botão ao chaile de uma senhora, larga
a mostrar-me nem elle sabe o quê, apontando para um quarto andar; e d'alli a nada
toda a gente principia a olhar também para o quarto andar...
Todos
riem, todos lhe acham graça, todos gostam d'elle, e ha deveras razão para isso porque
ninguém fica triste na sua companhia. Elle aproveita essa occasião para fallar serio
por três minutos, e quando todos lhe prestam a attenção mais profunda, salta elle
no collete de um amigo que por alli passa e grita-lhe fulminantemente: A minha cadeia
e o meu relógio!... Oh!... Até que os encontrei!... Eu tenho medo d'elle como de
apanhar sol... E entretanto, em se estando tempo sem o vêr, ou em os jornaes dando
noticia de que a atroz, barbara gotta, o está pregando á cama, todos nós
volvemos um pensamento de saudade ás alegres estroinices, infantis, innocentes,
d'esse moço, que se distinguiu sempre pelo seu merecimento, e por um chic especial de graça e folia.
Folia,
que parecia dever empallidecer na presença da alegria ruidosa, communicativa,
do mais agradável e espirituoso companheiro que pôde achar-se, hoje rotundo, mas
sempre gentil, gordo e ágil, bem nutrido e bem posto, feições de uma frescura, de
uma quasi meninice immorredoura, perna curta, arqueada, e forte, hombro intrépido,
barriga de banqueiro elegante, cores sadias, pequenino bigode á Gherubim, meio anjo
meio Artagnan, um elegante enxertado em empresário, esperto, lesto, vivo, audaz:
Valdez.
Ah! Cuido ainda estar a vel-o nos tempos em que elle se apeava de um cavallorio
immenso á porta da Eschola Polytechnica! Um pequenito armado em cabo de esquadra;
fardeta apurada, golla a estoirar-lhe o pescoço atochado e curto ; baixinho,
buliçoso, e vivaz; rosto de feições delicadas, regularissimas, pelle fresca e rosada,
olhos de extrema sagacidade... O nome illustre da sua familia, e a graça que em
todo elle respirava, ganharam-lhe facilmente entrada segura no mundo. Tinha a seu favor mil coisas. Era moço. Bem
parecido. Bem educado. Intelligente. E... rico. De todos os talentos,
este ultimo, sempre o melhor.
Estudava
o seu primeiro anno de mathematica de manha, e cursava o Marrare pelo dia adiante.
Como o fadara Deus com uma delicada aptidão para a musica, principiou a ser dilletante,
accumulando as distincções de grande amador ao piano, e entendedor de arte e de
artistas no theatro. Um pequenóte terrível!
Tocava piano com extremo gosto, sentia e expressava a musica dos mestres ; protegia
ou anniquillava as celebridades de S. Carlos. Foi o anjo da guarda de Nery Baraldi,
e da Tedesco! Capitaneava janotas, era o heroe da platéa, fazia artistas como Warvich
fazia reis. Foi-lhe apparecendo o buço n'estas lides. Conhecido em Alcácer pela
sua familia, foi sempre tratado alli como o menino bonito, o herdeiro, o fidalgo,
o menino Campos. Em Lisboa, o menino
Campos, freguez por excellencia do Marrare, e terror do theatro lyrico, era o sr.
Valdez.
Com os annos, com a experiência, com o desenvolvimento no trato
da vida, foi passando a Campos Valdez, e fez-se empresário. Desde esse dia,
representou sempre a boa administração theatral nas suas relações com a arte e o
gosto. Ninguém como elle, para arranjar e accommodar as difficuldades, os embaraços,
as dissenções, que ha sempre entre empresa e artistas. O publico não sabia nunca
d'essas combinações, e via só o resultado ; que importa de que modo é feito o
guisado, em o jantar sendo bom?
Cedendo nos pontos secundários, inflexível nas grandes luctas. Não concedendo
de mais ás exigências do publico, nem ás comodidades dos artistas, e andando
sempre entre uns e outros ora como um advogado, ora como um dilletante. Conhecendo perfeitamente que
era preciso de vez emquando lembrar-se de que a multidão não gosta de correr sempre
para o sublime, e teima de vez emquando com alguma pretenção prudhommesca. O que querem os senhores?, perguntava-lhes
elle. Estão fartos da Norma, da
Somnamhula, da Favorita, da Africana, dos Huguenotes:
desconfio que estão a appetecer o Eurico!
Estamos, sim! dizia-lhe a imprensa e a platéa. Pois vamos a elle. E dava-lh'o;
dava-lh'o para não lh'o pedirem mais». In Júlio César Machado,
Os Teatros de Lisboa, Ilustrações de Bordalo Pinheiro, Livraria Editora Mattos
Moreira, 1874, PN 2796 L5M25, Library Mar 1968, University of Toronto.
Cortesia de LEMMoreira/1874/Bordalo Pinheiro/JDACT